Ações de Controle nos Órgãos/Entidades

Introdução

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência - Secont, no exercício de suas atribuições, baseado na Lei Complementar nº 856/2017, realiza Ações de Controle nos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual.

Toda Ação de Controle tem como produto um Relatório que será entregue ao Órgão/Entidade visitado e, assim, considerando a Norma de Procedimento SCI nº 005 - Atendimento das Recomendações experidas pela Secont e o Inciso IV do Artigo 1º da Resolução Consect nº 038/2021, esse/a construirá um Plano de Ação, o qual deverá ser encaminhado à UECI para acompanhamento e à Secont para registro.

Problema: Correlação entre os Planos de Ação e o IGG

No IGG, é questionado aos Órgãos/Entidades sobre a existência (ou não) de Planos de Ação "em aberto". Na sequência, quesiona-se o cumprimento (ou não) das Ações previstas em possíveis Planos de Ação "em andamento". Daí vem o problema:

"Meu Órgão/Entidade tem alguma "Ação de Controle em aberto" no Exercício atual ou anterior?"

Questionamentos das UECIs à Chac/Secont

Considerando o problema apresentado acima, a Chac/Secont, por diversas vezes, recebe solicitação de informação sobre as possíveis Ações de Controle realizadas nos diversos Órgãos/Entidades do Executivo Estadual. Então, surgiu a ideia de criação desta página para divulgar todas as Ações de Controle que a Secont realizou.

Solução do problema:

Criação de página para divulgar relação de Ações de Controle executadas pela Secont

Sugestão de Boas práticas aos Órgãos/Entidades

Como boas práticas a Chac sugere que, ao receber um ofício da Secont contendo um relatório de auditoria, o Órgão/Entidade autue um "Processo de Controle de Cumprimento de Recomendação" no Sistema e-Docs e entranhe, logo na Peça #02, o ofício recebido. Após a confecção do Plano de Ação, antes de encaminhar para a UECI (para acompanhamento) e à Secont (para registro), sugere-se que o mesmo seja, também, entranhado no "Processo de Controle de Cumprimento de Recomendação". Dessa forma, o Órgão/Entidade terá total controle das Ações de Controle recebidas, bem como dos Planos de Ação correlatos.

Abaixo você poderá visualizar, por Exercício, as Ações de Controle realizadas pela Secont.

___

Informações sobre esta publicação:

Criação: 02.02.2022 às 18:20

Última atualização: 28.03.2022 às 19:09

Texto: Rafael Leitão Oliozi

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard