ELPI - Projeto: Reestruturação do Site da Secont

Contextualização

Em 2022, por ações da Coordenação de Qualidade - CQUA, representada pelo Coordenador Valber Pinheiro Padilha, e da Unidade Executora de Controle Interno - UECI, representada pelo Coordenador Rafael Leitão Oliozi, iniciou-se o Projeto de Reestruturação do Site da Secont.  

Após diversas reuniões de alinhamento entre a Alta Gestão Secont, foi confeccionada minuta de projeto e, então, autuado o Processo e-Docs nº 2023-SWTMQ - Projeto de Reestruturação do Site da SECONT, no qual foram definidos os representantes das áreas estratégicas da Secretaria, sendo: 

• Rodolfo Pereira Netto - Ponto focal do Gabinete;
• Fabricio Ceccato Borgo - Ponto focal da SUBCONT;
• Suzzane Barcellos Damazio - Ponto focal SUBINT;
• Ricardo Monteiro Oliveira - Ponto focal SUBTRAN;
• Sheila da Silva Aguiar Taquete - Ponto focal COGES.

No supracitado processo foi definido, também, que o Coordenador do Escritório Local de Processos e Inovação será o responsável pelo sítio eletrônico da Secont, definindo, então, sua rotina de atualização, bem como atuando na elaboração de Norma de Procedimento para controle do fluxo afeto. Sendo assim, se tem:

• Rafael Leitão Oliozi - Responsável pelo sítio eletrônico Secont

Abaixo poderão ser encontradas as ações iniciais a fim de regular a rotina de atualização do sítio eletrônico da Secont

Rotina de Recebimento de Solicitação

Com o intuito de aglutinar todas as possíveis demandas e, também, garantir registro histórico das solicitações de criação/alteração das páginas do site da Secont foi criado o e-mail publicacao@secont.es.gov.br onde os Pontos Focais supramencionados deverão formalizar as solicitações referentes ao site da Secretaria.

Todas as demandas recebidas serão tabuladas e controladas por intermédio do quadro "Controle de Publicação" disponível para visualização por todos os integrantes do ELPI-Secont.

Rotina de Frequência de Criação/Atualização de Página

Considerando que a criação/atualização de página não é atividade fim de uma Secretaria de Estado, foi definida que sua a frequência, no site da Secont, será semanal, sendo executada, sempre, nas quartas-feiras (próximo ao final do expediente administrativo).

Dessa forma, todos os Pontos Focais poderão programar o envio das solicitações de criação/alteração de página até 12h (meio dia) das quartas-feiras, caso queiram que a demanda seja processada na mesma semana.

Destaca-se que, em caso de eventos fortuitos, como, por exemplo, alguma alteração de legislação, após o envio do e-mail de solicitação de alteração (ver Rotina de Recebimento de Solicitação), decerá ser feita solicitação complementar via ligação (ou pessoalmente), pelo Ponto Focal, ao Coordenador do ELPI-Secont para, então, explicar a excepcionalidade do fato.

Confecção de Normas de Procedimento

Como é de conhecimento dos servidores públicos estaduais, desde 2017, o Poder Executivo Estadual adota a gestão por processos como sendo a forma de padronizar o fluxo das atividades executadas pelos servidores. Outro fato observável é que quanto mais um fluxo de atividades é executado, maior é a possibilidade de se encontrar possíveis inconsistências e/ou pontos de melhoria no seu fluxo.

Sendo assim, num primeiro momento, o ELPI-Secont optou por criar as Rotinas acima mencionadas e, após um período de testes, e diálogo com os atores envolvidos, com base na experiência e conhecimentos adquiridos, mapeará o fluxo de trabalho e apresentará, à Alta Gestão Secont, a proposta de normatização das atividades.


Responsável pela publicação
Rafael Leitão Oliozi

Última atualização
28.08.2023 às 13h54

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard