Vacinação contra a Covid-19: orientações e checklists para ações de controle

Com o objetivo de acompanhar o processo de imunização contra a Covid-19 desde as condições de acondicionamento e distribuição das doses até a verificação da observação dos grupos prioritários definidos a cada fase do Plano Nacional de Imunização, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) deu início, em março de 2021, a auditoria na campanha de vacinação.

A ação de controle é realizada em conjunto com a Secretaria da Saúde (Sesa), que disponibilizou especialistas da área de saúde para acompanhar a auditoria, e visa a avaliar a distribuição das doses e a execução da Campanha de Vacinação contra Covid-19, com base nos critérios de prioridade definidos na Resolução CIB/SUS- ES nº 011/2021.

O trabalho será feito por meio da aplicação de questionário a todos os 78 municípios capixabas, além de visitas – definidas por critérios de amostragem -  a locais de vacinação. Os critérios de escolha dos municípios que serão visitados estão detalhados no Planejamento de Auditoria.  

Checklists

O questionário enviado às prefeituras levanta questões como a existência de normas para acondicionamento e transporte da vacina, e os procedimentos adotados em caso de perda das doses ou de vacinação fora do grupo prioritário. Além disso, os Auditores do Estado verificarão os critérios de distribuição aos postos, o controle sobre os estoques, a observância aos grupos prioritários e a transparência nos dados.

Já as visitas aos postos de vacinação têm o objetivo de acompanhar as condições de armazenamento, distribuição e aplicação da vacina, além de conferir se a fila de prioridades está sendo respeitada e verificar os meios disponibilizados para agendamento da imunização.

Informações

Nos links abaixo estão disponíveis materiais sobre a ação de controle, como o Planejamento de Auditoria e os checklist utilizados, que poderão servir também de modelo aos municípios para a realização de inspeções na Campanha de Vacinação. Além disso, estão disponíveis toda a legislação e os normativos referentes à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. 

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard