Todas as Matérias publicadas em 2022

INF-Nº 014 - Convite: Reunião Técnica para Esclarecimentos sobre o Programa de Integridade
Por Subint

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência, por meio da SUBINT – Subsecretaria de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, convida todos a participarem no dia 09/05/2022, às 15 horas, no endereço: https://bit.ly/IntegridadeZoom, da “Reunião Técnica para Esclarecimentos sobre o Programa de Integridade”, programa este que faz parte do Plano Estratégico do Governo 2019/2022, tendo o recente Decreto nº 5114-R, de 28/03/2022, estabelecido o prazo de até 120 (cento e vinte dias) para que cada órgão e entidade da administração pública estadual formalize com a SECONT a Portaria Conjunta para criação do cronograma dos seus respectivos Programas de Integridade.

Envie sua dúvida para subint@secont.es.gov.br que responderemos ao longo da apresentação.

Até lá!!!

INF-Nº 014 - Fundação Inova proporciona capacitação sobre gestão de projetos e tarefas com o Trello
Por Rafael Leitão Oliozi

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde - iNova Capixaba, entendendo que é de suma importância que as atividades de Primeira Linha sejam monitoradas para, assim, efetuar a entrega dos Projetos afetos à Fundação, proporcionou, nos dias 28 e 29.04, capacitação sobre gestão de projetos e tarefas utilizando a aplicação Trello.

A capacitação foi intermediada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo - ESESP, a qual certificou os mais de 60 participantes, divididos em 02 (duas) turmas.

Durante as 08 horas do curso, os discentes desenvolveram diversas atividades práticas onde, com exemplos do seu cotidiano, realizaram dinâmicas para melhor entender as possibilidades da ferramenta e, dessa forma, ao voltar para o local de trabalho, utilizar as funcionalidades do Trello na gestão das tarefas.

"O objetivo deste treinamento é fornecer ferramentas e métodos para a nossa equipe gerenciar os nossos projetos e as rotinas de trabalho, utilizando uma solução que não tem custos para a administração e concede eficiência e transparência às nossas atividades." - Rafael Amorim Ricardo, Diretor-Presidente da iNova Capixaba.

Dessa forma, a Inova Capixaba realizou mais uma ação de suporte para a evolução na prestação de serviços ao cidadão capixaba!


INF-Nº 013 - Revisão das Normas de Procedimento; e aí, vocês fazem?
Por Rafael Leitão Oliozi

Em 2017, o Governo do Estado do Espírito Santo instituiu a Política de Modernização de Normas de Gestão do Poder Executivo Estadual e, desde então, foram publicadas mais de 490 normas de procedimento.

Considerando que as mais de 490 normas foram mapeadas com base na Norma de Procedimento SCI nº 001 (disponível em:
https://secont.es.gov.br/normas-publicadas) espera-se que todos saibam que as mesmas devem ser revisadas de tempos em tempos, como consta, por exemplo, no item 6.2.5:

"A revisão da NP deve ocorrer em intervalos planejados ou quando necessário por alterações da legislação ou quando for proposta melhoria da NP conforme disposto no art. 6º do Decreto 4.130-R, de 17/07/2017."

E aí, vocês fazem a revisão das normas de procedimento?

 

INF-Nº 013 - Subint fará instrução técnica sobre Programa de Integridade da Administração Pública
Por Fabrício Ceccato Borgo

Conforme dispõe a Lei nº 10.993, de 24 de maio de 2019, o Programa de Integridade: o conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e quaisquer outros desvios éticos e de conduta;” (art. 2º, I). E o Decreto nº 5114-R, de 25 de março de 2022, estabeleceu que o compromisso de cada órgão e entidade da administração pública estadual estará formalizado por meio de Portaria Conjunta editada pela Secont e o órgão ou entidade a serem assinadas e publicadas em até 120 (cento e vinte) dias a partir da publicação do Decreto, ou seja, a partir de 28 de março de 2022.

A equipe da Coordenação de Harmonização do Controle Interno – Chac, tratou diretamente com a equipe da Subsecretaria de Estado de Integridade Governamental e Empresarial – Subint sobre a necessidade e possibilidade de realização de instrução técnica sobre a implementação do Programa de Integridade da Administração Pública que os diversos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo terão que elaborar.

Fique atento aos informativos e mensagens repassadas pela Chac e não perca essa oportunidade de conhecer melhor essa ação que está no Plano Estratégico do Governo 2019/2022.

Dúvidas: subint@secont.es.gov.br ou +55 27 3636 5385.

INF-Nº 013 - Planejamento Anual das Atividades da Unidade Executora de Controle Interno
Por Rafael Leitão Oliozi

Vamos falar a verdade? Nós, integrantes das Unidades Executoras de Controle Interno do Estado do Espírito Santo, só iniciamos a confecção do Planejamento Anual das atividades da UECI, para o Exercício atual, após a entrega da PCA do Exercício anterior; não é mesmo?

Nos últimos dias, a Equipe da Chac tem recebido diversas solicitações de esclarecimento relacionado ao tema e, por incrível que pareça, a maior parte delas não está relacionada ao RELUCI, mas, sim, às demais atividades previstas tanto na Lei nº 856 quanto no Decreto nº 4.131-R/2017 e na Resolução Consect nº 038/2021, sendo:

• Coordenar, orientar e executar as atividades de controle interno

• Impulsionar a elaboração das Normas de Procedimento

• Supervisionar e monitorar os controles interno de gestão

• Acompanhar a análise de riscos efetuada pelos gestores de áreas

• Acompanhar a execução das medidas de compliance

• Realizar avaliação prévia da instrução processual referente a licitações, pregões, convênios, termos de parceria, contratos de gestão, contratualizações da saúde e demais instrumentos congêneres, concessões e Parcerias PúblicoPrivadas - PPP e respectivos aditivos

Então, caso tenha dúvidas sobre algum dos temas citados, entre em contato conosco, pois estamos aqui para ajudá-lo.

Ah! E se por algum motivo você ainda não está no nosso grupo, segue nosso link:
https://chat.whatsapp.com/KN82yg2DcpoFbveZPcAZ4f


INF-Nº 012 - Bora iniciar o Planejamento Anual das Atividades de Controle Interno
Por Rafael Leitão Oliozi

Enfim entregamos a Prestação de Contas Anual - Exercício 2021, né?

Agora é hora de iniciar o Planejamento Anual das Atividades de Controle Interno para o Exercício 2022.

Então, a Chac relembra que temos vídeos explicativos e modelos de documentos para subsidiar o trabalho das UECIs. Caso queira, você poderá encontrá-los em:

https://secont.es.gov.br/modelos-chac

https://secont.es.gov.br/faq-planejamento-anual-atividades-de-controle-interno-e-plano-de-acao-anual-reluci

Vale a pena conferir!

Ah, como sempre destacamos, você poderá solicitar informações pelo e-mail da Chac:

chac@secont.es.gov.br

INF-Nº 012 - Governo estabelece prazo para órgãos firmarem compromisso com a integridade
Por Ascom Secont

O Governo do Estado estabeleceu prazo de 120 dias para que os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual assinem e publiquem Portarias Conjuntas com a Secont, visando à implementação dos seus Programas de Integridade.

A medida foi estabelecida por meio do Decreto 5144-R, publicado no Diário Oficial no último dia 28. O decreto regulamenta o artigo 26 da Lei Estadual 10.993/2019, que instituiu o Programa de Integridade Estadual. O artigo 26 diz que os prazos para implementação dos programas de cada órgão serão definidos por meio de Portaria Conjunta com a Secont.

Em dezembro último, a Secont assinou os primeiros instrumentos legais em conjunto com órgãos e entidades estaduais visando à implementação de Programas de Integridade. Formalizaram o compromisso a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (Inova Capixaba), o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Secont atua apoiando implementação

Por meio das Portarias Conjuntas são estabelecidos prazos, obrigações e responsabilidades pela implementação do Programa de Integridade no órgão. Cabe à Secont acompanhar o processo, verificando o cumprimento de prazos, além de auxiliar com a produção e disseminação de conteúdos e orientação acerca dos programas. Dúvidas: subint@secont.es.gov.br ou +55 27 3636 5385.

INF-Nº 012 - Decreto elaborado pela Secont será lançado em breve
Por Ascom Secont

A elaboração da Política de Dados Abertos da Administração Estadual teve mais um avanço importante, com a aprovação da minuta de Decreto na PGE. Com isso, o documento elaborado pela Subtran deverá ser publicado nos próximos dias.
O Decreto estabelece prazos e regras para a implementação da Política de Dados Abertos, com o objetivo de promover a publicação de dados contidos em bases de órgãos e entidades sob a forma de dados abertos e aprimorar a cultura de transparência ativa na Administração Pública.

A partir da publicação do Decreto, cada órgão e entidade estadual receberá ofício para indicar o responsável pela coordenação e elaboração do seu Plano de Dados Abertos, que deve ser publicado no prazo de 180 dias.

O plano deverá contemplar inventários e catálogos corporativos de dados; mecanismos transparentes de priorização na abertura de bases de dados; cronograma para abertura das bases de dados e sua atualização; e papéis e responsabilidades das unidades dos órgãos e entidades da Administração Pública pertinentes à publicação e à atualização periódica.

Política prevê regras para pedidos de abertura de dados

O Decreto também trata dos procedimentos em caso de recebimento de solicitação de abertura de bases de dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI).


INF-Nº 011 - 39ª Rede GIRC - Gestão de Riscos no Setor Público: Evolução e Desafios
Por Rafael Leitão Oliozi

No próximo dia 07.04.2022, a partir da 9h30, será realizado a 39ª Edição Rede GIRC - Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos.

No encontro serão compartilhadas experiências e conhecimentos sobre o tema “Gestão de Riscos no Setor Público: Evolução e Desafios”.

Programe-se, pois o encontro será totalmente virtual, via Youtube (https://bit.ly/39GIRC).

Ah! Será possível mandar mensagens aos palestrantes, no dia do evento, então, se você tem alguma dúvida sobre o tema, anote aí para compartilha-la.

Para obter mais informações sobre a Rede GIRC, acesse:
https://gestgov.discourse.group/c/rede-girc/13

INF-Nº 011 - Sucesso: aplicação web para entrega de relatório do controle interno passa no teste
Por Ascom Secont

A aplicação web desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Secont em parceria com a CHAC para facilitar o preenchimento das informações da Unidade de Controle Interno (Infoci) passou no teste, e com louvor.

A aplicação web começou a ser desenvolvida em novembro passado, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), por meio da Portaria Normativa Nº 88, passou a exigir o preenchimento do Infoci para a Prestação de Contas Anual (PCA).

A ferramenta foi utilizada com sucesso por 67 órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Além disso, foi cedida para uso da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública do Estado e até do próprio TCE-ES, criador da norma. Tudo isso sem a necessidade de contratação de empresas ou gastos adicionais, contando com a expertise do #TimeSecont.

Como o padrão definido pelo TCE-ES para o envio é o formato XML (um tipo de arquivo codificado, mais complexo), a equipe da Secont procurou uma forma de tornar o preenchimento mais simples.

O resultado foi o desenvolvimento da aplicação web, que disponibiliza um formulário para inserção das informações solicitadas pelo TCE-ES e, após o preenchimento, permite gerar o documento no formato XML, como exigido.

A equipe da TI já começou os trabalhos para melhorar ainda mais a aplicação web, com a criação de telas de cadastro, que permitirão aos órgãos alterar dados, caso seja necessário; e de módulos de geração de relatórios de utilização e acompanhamento de estatísticas.

Além disso, os dados coletados por meio dos relatórios preenchidos pelas UECIs serão repassados aos LabData, fornecendo uma importante fonte de informações sobre a estrutura do Controle Interno no Poder Executivo Estadual. A aplicação está disponível no Repositório de Aplicativos da Secont, para os órgãos e entidades que desejarem utilizá-la de forma gratuita, permitindo a customização para a adequação às necessidades de cada um. O repositório pode ser acessado no endereço https://github.com/devsecont/.


INF-Nº 010 - III Fórum Brasil GRC - Governança, Riscos e Compliance - O que você achou? - RESPOSTA
Por Rafael Leitão Oliozi

A Chac pediu e a Wanessa atendeu, segue o depoimento dela:

"Participar do III Fórum Brasil GRC – Governança, Riscos e Compliance foi uma grande satisfação. O ambiente diverso, a valorização das boas práticas e a visão multidisciplinar da programação contribuíram muito para o aperfeiçoamento do compliance, gestão de riscos e governança, nos permitindo desenvolver e aprimorar as competências necessárias para atuarmos de maneira efetiva no serviço público.

Deixo aqui o meu agradecimento à equipe CHAC/SECONT por propiciar nossa participação por meio do sorteio de ingresso presencial".

- Wanessa Rodrigues Fernandes, Coordenadora UECI-DIO

Wanessa, obrigado por partilhar sua história conosco!

INF-Nº 010 - A Prestação de Contas Anual está na reta final
Por Rafael Leitão Oliozi

Diletos, está chegando a hora da bandeirada final para a Prestação de Contas Anual - Exercício 2021.

Como estão as coisas por aí?

O Sistema INFOCI está funcionando a todo vapor e a Secont já enviou todos os RELACIs para os Órgãos/Entidades.

Caso você tenha algum problema, não deixe para última hora, entre em contato conosco para que possamos ajudá-los nos assuntos afetos à Chac.

Podem mandar e-mail, e-Docs, mensagem de WhatsApp ou ligar pra gente.

Vamos que vamos!

INF-Nº 010 - Loucura, loucura, loucura... na Chac!
Por Fabrício Ceccato Borgo

No mês de março/2022, a Chac contabilizou a ocorrência de 179 atendimentos diretos, desde um simples pedido de informação à elaboração de vídeos explicativos dos mais variados. E só nessa semana que se finda (21/03 a 25/03), foram abertos 40 atendimentos, ou seja, 22,34% dos atendimentos do mês.

A Chac está sempre disposta a atender e solucionar os problemas apresentados, principalmente em momentos críticos como o término do prazo para a entrega da prestação de contas anual.


INF-Nº 009 - III Fórum Brasil GRC - Governança, Riscos e Compliance - O que você achou?
Por Rafael Leitão Oliozi

Enfim chegou o dia do III Fórum Brasil GRC - Governança, Riscos e Compliace!

E aí, quer contar pra gente o que você achou?

A Chac vai destinar o próximo Informativo às mensagens das Unidades Executoras de Controle Interno, então, durante a semana, envie um e-mail pra gente com, ao menos, uma frase contando sua experiência.

Estamos ansiosos para ouvir sua história!

Ah! Se você não tem o e-mail da Chac anotado por aí, a gente lembra:

chac@secont.es.gov.br

Você pode falar de alguma palestra em específico ou do "evento como um todo", fique à vontade!

INF-Nº 009 - PCA 2021 - Tire as dúvidas sobre o envio do arquivo INFOCI
Por TCE-ES

O TCE-ES realiza nesta sexta-feira (18), às 14 horas, uma live para sanar dúvidas de servidores e gestores sobre o envio da Prestação de Contas Anual de 2021, especialmente referente a novidade deste exercício que é o encaminhamento das informações do Controle Interno (Infoci).

A live será transmitida pelo YouTube da Escola de Contas do TCE-ES e, na ocasião, serão respondidas dúvidas que já chegaram aos auditores da Corte por meio de chamados e contatos por telefone. Novas dúvidas poderão ser enviadas pelo chat do YouTube durante a live.

A PCA do exercício de 2021 deverá ser enviada pelos gestores até 31 de março.

INF-Nº 009 - A Secont realizou Live para apresentar o Sistema INFOCI - Se você perdeu, ainda da tempo de conferir no YouTube
Por Rafael Leitão Oliozi

Na manhã do dia 15.03.2022, quinta-feira, a Secont realizou uma Live para apresentar o Sistema INFOCI e, também, junto com a Equipe Técnica do TCE-ES, tirar dúvidas relacionadas às questões apresentadas no arquivo INFOCI.

Caso você tenha perdido a Live, a disponibilizamos na íntegra no Canal da Secont no YouTube. Pega o link aí:

https://youtu.be/BvXuKKSI3gg

Se quiser ficar por dentro das publicações da Secont, se inscreve no Canal e ative o sininho!


INF-Nº 008 - Parabéns aos 03 (três) integrantes de UECIs premiados com a inscrição presencial do III Fórum Brasil GRC
Por Rafael Leitão Oliozi

Já dizia minha saudosa mãe: "Deus ajuda quem cedo madruga" e, assim, parabenizamos aos 03 (três) integrantes das Unidades Executoras de Controle Interno que, na manhã desta segunda-feira, 14.03.2022, leram o Informativo Chac e responderam à pergunta:

Você quer ganhar um ingresso presencial para o III Fórum Brasil GRC?

Os ganhadores foram:

01. Márcio André Nassar Comassetto - UECI-Seger (Encaminhamento e-Docs nº 2022-3K71V4 - Realizado em: 14/03/2022 08:36:59)
02. Wanessa Rodrigues Fernandes - UECI-Dio (Encaminhamento e-Docs nº 2022-KZJ56Q - Realizado em: 14/03/2022 09:02:24)
03. Ana Vanessa Messias Mello - UECI-Incaper (Encaminhamento e-Docs nº 2022-KT5VTH - Realizado em: 14/03/2022 09:04:49)

A Assessoria de Comunicação da Secont entrará em contato com os ganhadores e informará como será realizada a liberação da inscrição presencial.

Parabéns, Diletos!


INF-Nº 007 - Você quer ganhar um ingresso presencial para o III Fórum Brasil GRC?
Por Rafael Leitão Oliozi

É isso mesmo, você leu corretamente a pergunta do título desta matéria! E aí, você quer ganhar um ingresso presencial para o III Fórum Brasil GRC?

Na última sexta-feira, a Equipe da Chac ganhou 03 (três) ingressos presenciais para o fórum e, então, surgiu a ideia de disponibiliza-los às UECIs.

A regra é a seguinte: os 03 (três) primeiros integrantes de UECIs que responderem ao encaminhamento deste Informativo serão contemplados com 01 ingresso cada.

Resposta: "Sim, eu quero um ingresso presencial para o III Fórum Brasil GRC"

Ah! Para darmos chance de mais UECIs enviarem seus representantes, cada UECI só poderá ser contemplada com 01 ingresso, ok?

Então, responde aí, você quer participar presencialmente do III Fórum Brasil GRC?

INF-Nº 007 - Apresentação e Credenciais do Sistema INFOCI
Por Ascom Secont

Com as recentes mudanças realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), que definiu que a Prestação de Contas Anual (PCA) conterá, além do RELUCI (Relatório e Parecer Conclusivo da Unidade Executora de Controle Interno), o INFOCI (Informações da Unidade de Controle Interno), a Secont iniciou tratativas para facilitar o atendimento às novas exigências pelas Unidades Executoras do Controle Interno (UECIs), nos termos da Portaria Normativa Nº 88, de 30/11/2021

Como o padrão definido pelo TCE-ES para o envio do INFOCI é o formato XML (um tipo de arquivo codificado, mais complexo), foi desenvolvida pela Secont uma aplicação web que disponibiliza um formulário para inserção das informações solicitadas pelo TCE-ES e, após o preenchimento, permite gerar o INFOCI no formato XML, como exigido. Outro avanço da ferramenta é que cada UECI só terá acesso ao seu setor, evitando o preenchimento equivocado das informações.

Encaminhamos (por e-mail) o endereço para acesso ao sistema, bem como o login e senha do seu setor, para o preenchimento do INFOCI. Na próxima terça-feira (dia 15/03), às 11hs, realizaremos uma reunião por videoconferência para tirar eventuais dúvidas que surgirem durante o preenchimento ou envio das informações. A reunião contará com a presença da equipe técnica do TCE-ES.

É importante a participação de todas as UECIs, especialmente por ser uma nova forma de prestação das informações e em virtude da proximidade da data limite para envio da Prestação de Contas Anual (PCA), que se encerra em 31/03. Para entrar na reunião, acesse o link: https://us02web.zoom.us/j/89801951076.

A equipe da Coordenação de Harmonização do Controle Interno (CHAC) elaborou vídeos detalhando os procedimentos, para facilitar o entendimento de todos. Os tutoriais podem ser acessados no endereço https://secont.es.gov.br/faq-infoci.


INF-Nº 006 - Secont disponibilizará, às UECI, 50 vagas para o III Fórum Brasil GRC
Por Rafael Leitão Oliozi

A Secont disponibilizará, na semana que vem, link para inscrição no III Fórum Brasil GRC.

"O Que é o Fórum Brasil GRC 2022?

O III Fórum Brasil GRC – Governança, Riscos e Compliance será um espaço de debates, de geração de ideias e de construção de iniciativas que possam contribuir para a criação e consolidação de iniciativas inovadoras, além do compartilhamento de experiências, com vistas ao aprimoramento de compliance, gestão de riscos e modelos de governança".

Fique ligado no nosso grupo "Unidades de Controle - ES", pois somente os primeiros 50 inscritos serão contemplados.

Para maiores informações, acesse:
https://forumbrasilgrc.com.br/

INF-Nº 006 - Chac & CGOV participam de reunião com o TCEES para apresentação do Sistema INFOCI
Por Rafael Leitão Oliozi

Os servidores Giovani Loss Pugnal, CGOV, e Rafael Leitão Oliozi, Chac, ambos da Secont, participaram, no dia de hoje, 04.03.2022, de reunião com o TCEES para apresentação do Sistema INFOCI.

O sistema foi desenvolvido pelos servidores do setor de Tecnologia da Informação da Secont, Emerson Couto de Moura e Rodrigo Ramos Vitoriense.

Na próxima terça-feira, o sistema será apresentado ao Subsecretário de Controle, Marcelo Campos Antunes para homologação e disponibilização às UECI.

Estamos todos no aguardo!

INF-Nº 006 - Mais uma adesão à agenda da Integridade Estadual
Por Ascom Secont

Depois do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) e da Fundação Inova Capixaba, que colocaram no ar seus Códigos de Conduta Ética no início de fevereiro, é a vez da Ceturb aderir à agenda da integridade.

Ainda neste mês de março, a Companhia responsável por gerenciar o Sistema Transcol fará o lançamento do seu Código de Conduta Ética.

Além disso, a Ceturb se comprometeu a assinar em conjunto com a Secont instrumento legal visando à elaboração e implementação do seu Programa de Integridade.

O diretor-presidente da Ceturb, Raphael Trés, e a assessora de Compliance da Companhia, Betânia Maria Monteiro de Castro, se reuniram como Subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Falcão, para debater o tema, na última quinta-feira (03).

A empresa instituiu um Comitê de Gestão de Riscos, com o objetivo acompanhar e avaliar os riscos empresariais de caráter operacional, de imagem, de governança corporativa, financeira ou legal dos serviços gerenciados pela Companhia.


INF-Nº 005 - Na próxima semana, a Secont disponibilizará aplicação web para auxiliar na confecção do INFOCI
Por Rafael Leitão Oliozi

Conforme noticiado em Informativos anteriores, e no grupo "Unidades de Controle - ES" (WhatsApp), a equipe de Tecnologia da Informação da Secont
desenvolveu aplicação web para auxiliar na confecção do INFOCI.

O que é o INFOCI?
É um relatório, em formato .XML, que fará parte da Prestação de Contas Anual - PCA.

O que devo informar no relatório INFOCI?
Os dados solicitados estão relacionados na IN TCEES nº 068/2020.

Por que a Secont criou a aplicação?
As UECI solicitaram auxílio e, assim, a Subcont entrou em contato com a equipe TI-Secont, a qual se dispôs a ajudar na confecção da aplicação.

Na próxima semana, será liberado login para quem enviou os dados à Chac. Olhe seu e-mail!


INF-Nº 004 - CHAC continua com a divulgação de vídeos para sanar dúvidas das Unidades de Controle Interno
Por Rafael Leitão Oliozi

Nas últimas semanas, a Coordenação de Harmonização do Controle Interno iniciou a divulgação de vídeos para sanar as dúvidas dos integrantes das Unidades Executores de Controle Interno do Poder Executivo Estadual.

Considerando que a Chac recebeu feedback positivo em relação à atividade, continuamos com as ações e temos mais 07 vídeos divulgados no site da Secont.

Confere lá:
https://secont.es.gov.br/chac-videos

Relembrando que, caso queiram sugerir algum tema, é só enviar para o nosso email:
chac@secont.es.gov.br


INF-Nº 003 - CHAC divulga diversos vídeos para sanar dúvidas das Unidades Executoras de Controle Interno
Por Rafael Leitão Oliozi

A Coordenação de Harmonização do Controle Interno, em 2022, escutando as solicitações das UECIs, modificou a dinâmica de envio de mensagens no grupo "Unidades de Controle - ES".

Nessa toada, os participantes do grupo, pouco a pouco, passaram a mandar mensagens com sugestões e dúvidas à Chac e, também, auxiliaram os colegas em questões do cotidiano.

Buscando evitar textos muito longos, a Chac resolveu tentar algo novo e divulgou vídeos explicativos para dirimir algumas dúvidas.

O que você achou deles? Valeram a pena?

Caso tenha alguma sugestão, envie pra gente!

chac@secont.es.gov.br


INF-Nº 002 - Segunda turma do Curso "GRC – Governança, Gestão de Riscos e Compliance
Por Equipe Chac

O curso "GRC – Governança, Gestão de Riscos e Compliance (Exclusivo para SECONT)", que ocorrerá nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2022, de 08h às 11h, será apresentado pela servidora do TCE-ES, Eliane Cabrini Ramalho, e tem por objetivo proporcionar ao aluno (a) embasamento teórico para identificar e analisar, instrumentos e conceitos relacionados à tríade da Governança, da Gestão de Riscos e do Compliance – GRC; abordar estrategicamente os benefícios da adoção de diretrizes de governança corporativa (administrativa), governança pública, política de gestão de risco de integridade, políticas de gestão de ativos reputacionais e de programas de integridade e de Compliance nas organizações públicas.

Enviamos e-mail para cada uma das UECI com informações sobre a inscrição.

E, caso você não tenha recebido o e-mail, entre em contato com a Chac e solicite as informações. O e-mail da Chac é:

chac@secont.es.gov.br

INF-Nº 002 - “Como as Ciências Comportamentais podem tornar os programas de compliance anticorrupção mais efetivos?”
Por Ascom Secont

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) vai promover gratuitamente, na próxima terça-feira (1º), às 14 horas, a palestra “Como as Ciências Comportamentais podem tornar os programas de compliance anticorrupção mais efetivos?”

O conteúdo será ministrado pelo diretor de fiscalização na Câmara dos Deputados, Renato Capanema, e transmitido ao vivo no canal Conaci TV, no YouTube (youtube.com/conaciorg).

Os interessados em receber a certificação da aula devem se inscrever no link que estará disponível na descrição do vídeo, na transmissão do evento, e fixado no chat. Não perca!

INF-Nº 002 - Secont desenvolve aplicativo web para auxiliar as ueci no preenchimento do INFOCI
Por Equipe Chac

Conforme noticiado anteriormente, a equipe de Suport/TI da Secont está desenvolvendo uma aplicação web para auxiliar as UECI no preenchimento do Relatório INFOCI, solicitado pelo TCE ES.

Sabendo que o prazo está se encerrando, e para que possamos iniciar o processo de cadastro de acesso ao aplicativo web, solicitamos que encaminhe para o e-mail da Chac os dados do Coordenador da UECI: Nome (completo e sem abreviações); Telefone (institucional); E-mail (institucional, do servidor e da ueci), e o número das Unidades Gestoras (número de identificação das UGs)

Informamos que apenas os responsáveis cadastrados terão acesso ao aplicativo web para inserção dos dados solicitados pelo TCE-ES.


INF-Nº 001 - Resultado do Índice da Gestão Governamental foi enviado aos Órgãos e Entidade no final de dezembro/2021
Por Fabrício Ceccato Borgo

O Índice de Desempenho na Gestão Governamental (IGG) avalia a capacidade da gestão pública de entregar bens e serviços à população. O objetivo de realizar essa mensuração é fornecer ao gestor, ao chefe do poder e à sociedade uma medida acerca do estágio em que se encontram suas condições de entrega, os cumprimentos de prazos e custos, o planejamento orçamentário na alocação dos recursos para continuidade da prestação de serviços e entrega de bens, o cumprimento dos compromissos assumidos com os fornecedores, o comprometimento administrativo com a solução de inconformidades relatadas nas auditorias internas ou inspeções realizadas pela Secont e se tais ações estão caminhando na direção de padrões nacionais ou internacionais aceitos.

Busque conhecer o desempenho do órgão ou entidade que você trabalha, converse com o gestor.

Para saber mais sobre o IGG acesse: https://secont.es.gov.br/indice-de-desempenho-da-gestao-governamental-igg

INF-Nº 001 - Em 2022, o Grupo de WhatsApp será utilizado como canal de difusão de boas práticas
Por Equipe Chac

Na busca de novas formas de interação com as Unidades de Controle Interno, a Chac ouviu alguns integrantes e concordou em deixar o grupo "Unidades de Controle - ES" aberto para envio de mensagens.

Assim, buscamos impulsionar a interação entre os integrantes da Segunda Linha e a Secont e, também, incentivar a difusão das boas práticas adotadas nos Órgãos/Entidades possibilitando, dessa forma, o conhecimento das ações desenvolvidas e, quiçá, a implementação em paralela das atividades.

INF-Nº 001 - Foram publicados dois vídeos sobre a atividade de Avaliação Prévia, você viu?
Por Equipe Chac

O ano de 2022 iniciou com muita dúvida referente à atividade de Avaliação Prévia e, para saná-las, a Coordenação de Harmonização do Controle Interno disponibilizou, no site da Secont, 02 (dois) vídeos onde o Coordenador da Chac faz a apresentação da Resolução Consect nº 038/2021 e tece alguns comentários.

No primeiro vídeo, o Coordenador fala sobre todas as atividades constantes na Resolução Consect nº 038/2021 e, no segundo, trata, de forma resumida, sobre a atividade de Avaliação Prévia.

Vale a pena conferir!
Link: https://secont.es.gov.br/faq-avaliacao-previa

INF-Nº 001 - Secont retoma tratativas com o TCE-ES para nova turma do Curso Governança, Gestão de Riscos e Compliance - GRC (Curiosidade)

O curso proporcionará ao aluno embasamento teórico para identificar e analisar, instrumentos e conceitos relacionados à tríade da Governança, da Gestão de Riscos e do Compliance – GRC; abordar estrategicamente os benefícios da adoção de diretrizes de governança corporativa (administrativa), governança pública, política de gestão de risco de integridade, políticas de gestão de ativos reputacionais e de programas de integridade e de Compliance nas organizações públicas.

Ao final do curso, o aluno conhecerá os referenciais teóricos, as melhores práticas e as últimas tendências na área.

Link: https://www.tcees.tc.br/escola/catalogo-de-cursos/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard