Modelo de Capacidade de Auditoria Interna - IA-CM

Em 2009, diversos governos reconheceram a importância crítica da Auditoria Interna para melhorar a economia, a eficiência e a eficácia de todos os níveis da administração do setor público, sendo desenvolvido e publicado, pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com o apoio do Banco Mundial (World Bank), o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (Internal Audit Capability Model for the Public Sector - IA-CM).

O IA-CM é uma estrutura internacional que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público e consiste em cinco níveis de capacidade progressiva, vinculados a práticas demonstradas em cada nível, e seis elementos da auditoria interna. Ele ilustra um caminho evolucionário para as organizações públicas seguirem no desenvolvimento de uma auditoria interna eficaz conforme define, implanta, mensura, controla e aprimora seus processos e práticas.

Os cinco níveis do modelo de maturidade garantem independência, agregação de valor, padronização e melhoria contínua. Sendo eles:

 

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica nacional recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial. O IA-CM é uma estrutura para autoavaliações e avaliações externas e um roteiro para a melhoria e desenvolvimento ordenados.

A Secont adota o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) com vista a promover melhorias em suas atividades de auditoria e inspeção, realizadas junto aos órgãos estaduais, de forma a aprimorar a entrega de serviços do governo à sociedade.

Com base na autoavaliação realizada em 2023, a Secont recebeu, em 2024, o resultado final da validação externa independente realizada pelo Conaci, que confirmou a maturidade no Nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

O relatório do Conaci concluiu que a “Atividade de Auditoria Interna desempenhada pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo (SECONT-ES) está posicionada no Nível 2 (INFRAESTRUTURA) do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna do IA-CM com todas as atividades essenciais dos 10 Macroprocessos (KPAs) do referido nível existentes e institucionalizados”.

 

Além de alcançar o Nível 2, a Secont já registra 41% das atividades essenciais do Nível 3 institucionalizadas, de acordo com a autoavaliação realizada em 2025.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard