02/12/2014 13h01 - Atualizado em 17/12/2015 14h35

Servidores participam de videoconferência sobre Gestão de Processos Administrativos Disciplinares

O Sistema de Gestão de Processos Disciplinares (CGU_PAD) foi desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) para armazenar e apresentar, de forma rápida e segura, informações sobre processos disciplinares instaurados nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Com as informações disponíveis no sistema, os gestores públicos, com muita facilidade, podem acompanhar e controlar os processos disciplinares, identificar pontos críticos, construir mapas de risco, extrair relatórios e estabelecer diretrizes de prevenção e repressão à corrupção e demais infrações de natureza administrativa disciplinar.

E foi para mostrar as funcionalidades desse sistema e os avanços da União na gestão dos PAD’s, que a Controladoria promoveu uma videoconferência, no auditório regional da CGU no Espírito Santo. Participaram servidores das secretarias de Estado de Controle e Transparência (Secont), da Justiça (Sejus) e do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases).

O auditor do Estado José Augusto Sava ressaltou a importância de reuniões como esta: “Acompanhar a evolução das melhores práticas de controle interno disciplinar no Brasil e no exterior permitirá o aprimoramento da gestão e dos processos internos das Corregedorias em benefício de toda sociedade capixaba”. Também destacou a importância para o Controle Interno: “O Controle Interno Disciplinar é componente indissociável e essencial do combate à corrupção, juntamente com a Auditoria, Ouvidoria, Transparência, Acesso à Informação, Controle Social, Tomada de Contas Especial e a Responsabilização da Pessoa Jurídica”.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard