01/03/2018 13h47

Servidores do Estado participam de curso para elaborar Reluci

Foto: Esesp

Servidores estaduais de diversas Secretarias e órgãos do Governo do Estado participam, nesta semana, do curso sobre elaboração do Relatório e Parecer do Controle Interno (Reluci). A ação é desenvolvida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) em parceria com a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).

O curso é ministrado pela docente Simony Rátis, que explicou a importância do documento para a administração pública. De acordo com ela, esse é um instrumento produzido pelas Unidades Executoras de Controle Interno existentes em cada organização pública, que traz informações sobre os demonstrativos e a execução do ordenador de despesas para prestação de contas ao Tribunal de Contas.

“O Reluci tem uma grande importância para que esse sistema de monitoramento da entidade funcione e evite possíveis erros. Na realidade, o relatório é a parte que fecha o trabalho da equipe designada para essa função, que vai atuar o ano inteiro nessa tarefa garantindo a qualidade das informações e a melhoria do processo”, disse.

A Esesp e a Secont iniciaram essa oferta no ano passado, após o Governo do Estado determinar que cada órgão criasse uma Unidade Executora de Controle Interno. A ideia é promover um momento de capacitação para os profissionais envolvidos nessa atividade, permitindo que eles conheçam os procedimentos a serem adotados e tirem as dúvidas existentes.

Somente em 2017, foram abertas sete turmas de Elaboração do Reluci, capacitando 206 servidores. Além disso, as duas instituições também abriram o curso de Introdução ao BPMN 2.0 com ênfase em Controle Interno, que resultou em cinco turmas e 127 capacitados. Mediante a relevância e a urgência do tema, essas ofertas passaram a integrar a agenda mensal de cursos da Esesp.

 

Texto: Renan Chagas (Esesp)

Tópicos:
Reluci, Esesp, Capacitação
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard