18/11/2016 15h26 - Atualizado em 18/11/2016 15h47

Seminário vai discutir prevenção e combate à corrupção

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site http://crc-es.org.br/inscricoes

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, 09 de dezembro, a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e o Conselho Regional de Contabilidade – ES (CERC-ES) vão promover o seminário “Compliance” e o Combate à Corrupção. O evento acontece na mesma data e será realizado a partir das 08h30, no auditório do CRC-ES, em Vitória.

O objetivo é reunir servidores públicos, contadores e demais profissionais, além de empresários, autoridades políticas e estudantes para refletir e discutir sobre as ações de combate e prevenção à corrupção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site http://crc-es.org.br/inscricoes

Os palestrantes já confirmados são Dr. Márcio Anselmo, delegado de Polícia Federal, com trabalho na repressão a crimes contra o Sistema Financeiro e Lavagem de Dinheiro, atuando na Operação Lava Jato; e Paulo Wanick, CFO de Riscos & Compliance da ArcelorMittal Brasil. Após cada palestra, será iniciada uma mesa-redonda para debater o tema. 

 

Dia de Combate à Corrupção

O dia 09 de dezembro foi escolhido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Em 2003, nesta data, 101 países, incluindo o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, após o Encontro que discutiu o tema na cidade mexicana de Mérida. No Espírito Santo, a data também é celebrada desde 2005, quando entrou em vigor a Lei nº 8.070, sancionada pelo governador Paulo Hartung em seu primeiro mandato, que instituiu 09 de dezembro como o Dia Estadual Contra a Corrupção.

 

Sobre os palestrantes:

Paulo Wanick é Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, pós-graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas/RJ e com mestrado - MBA pelo College of Business da Ohio University/USA. Atualmente é CFO e Head de Riscos & Compliance da ArcelorMittal Brasil, no segmento de Aços Planos. Presidente da FUNSSEST - Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil. Diretor Financeiro voluntário e membro do Conselho Diretor da ONG Instituto Terra, atuante na área de sustentabilidade no Vale do Rio Doce. Ex-Diretor de Controladoria da Associação Nacional dos Executivos e Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC e Diretor Técnico do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros – IBEF/ES.

 

 Márcio Adriano Anselmo é Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal pela Coordenação de Altos Estudos em Segurança Pública - CAESP/ANP. Atualmente é Delegado de Polícia Federal - Departamento de Polícia Federal, com atuação na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e líder do grupo de pesquisa O crime organizado e atividade financeira ilícita transnacional na Escola Superior de Polícia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal e Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança internacional, cooperação jurídica internacional, lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

Informações à Imprensa:

Susana Kohler

Assessora de Comunicação | SECONT

susana.kohler@secont.es.gov.br  .  www.secont.es.gov.br          

Twitter @secontes . Instagram secont.es . Facebook ESTransparencia

(27) 3636-5354 - 98895-1695

 

João Batista de Souza

Setor de Comunicação do CRCES

crc-es.org.br|joao.souza@crc-es.org.br

 (27) 3232-1625

           

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard