18/12/2024 16h29 - Atualizado em 18/12/2024 16h31

Seminário de Ética e Integridade da Secont reúne mais de 160 servidores

Com o propósito de discutir a importância dos princípios éticos e a cultura da integridade no ambiente da administração pública do Espírito Santo, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) promoveu, nesta quarta-feira (18), um Seminário de Ética e Integridade. O evento aconteceu no auditório do Sebrae ES, em Vitória, e reuniu mais de 160 servidores públicos estaduais.

Durante a abertura do encontro, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, enfatizou o vínculo da Secretaria com o desenvolvimento da transparência e da integridade no Espírito Santo. “É nosso dever incentivarmos a realização de momentos de troca como esse, em que podemos debater sobre as melhores práticas para garantir a integridade no serviço público e reforçar o nosso compromisso de sermos transparentes com a sociedade capixaba”, disse.

Na mesma linha de raciocínio, o representante do Conselho de Ética do Estado do Espírito Santo, Gustavo Varella Cabral, reforçou a importância da realização de eventos como esse. “É uma honra estar aqui representando o Conselho de Ética do Estado. Parabenizo à Secont pela organização de um seminário que, com certeza, irá agregar muito para os servidores presentes”, frisou. 

Em seguida, a advogada, palestrante, professora e consultora de compliance e integridade, Roberta Codignoto, promoveu um bate-papo sobre ética e integridade, destacando como os princípios éticos devem ser incorporados no dia a dia dos servidores públicos. “Nós precisamos do compliance para disciplinar decisões e estarmos em conformidade com o que é certo. Agir de forma íntegra é ir além do que a lei determina, agindo de acordo com o que se promete. Isso é muito importante no mundo corporativo”, pontuou. 

Para fechar o evento, a palestrante Roberta Codignoto ainda promoveu reflexões sobre a diferença de atitudes legais e morais, e também destacou a relevância das ponderações do livro “Qual é a tua obra”, do filósofo e escritor brasileiro Mário Sérgio Cortella. 

O auditor do Estado e membro da Comissão de Ética da Secont, Rodolfo Pereira Netto, destacou a importância do trabalho da equipe para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável. “Como comissão, nós temos trabalhado bastante para promover avanços no fortalecimento da ética e integridade na nossa instituição. Cada uma dessas ações citadas representa um passo fundamental para garantir que todos os servidores estejam alinhados com os valores de respeito, justiça e transparência, essenciais para a boa governança”, disse Rodolfo Pereira.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Mayara Mello/ Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597

mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard