Secretário fala sobre a Lei Anticorrupção Empresarial em evento do Sebrae
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, fez uma palestra, na manhã desta sexta-feira (23), no Encontro de Credenciados, realizado pelo Sebrae-ES, no Hotel Sheraton, em Vitória. Zenkner abordou o tema “Transparência e Integridade à Luz da Lei Anticorrupção Empresarial” e esclareceu o potencial da Lei 12.846/2013 no combate à corrupção, enfatizando o novo paradigma que todas as pessoas jurídicas indicadas na legislação, inclusive as microempresas, deverão observar.
Pequenos, médios ou grandes empresários precisam estar cientes e, mais que isso, convencidos e dispostos a investir em sistemas de controle interno dentro de suas empresas (compliance). De acordo com o secretário, só com a prevenção é que as empresas poderão se proteger de sancionamentos mais severos, inclusive multas administrativas de valor elevado.
O Estado é, inclusive, referência no Brasil no que tange à implementação da Lei Anticorrupção Empresarial. A Subsecretaria de Integridade Governamental e Empresarial (Subint), da Secont, já instaurou este ano seis Processos Administrativos de Responsabilização a fim de apurar os casos que envolvem corrupção entre empresas e o poder público.