04/02/2026 15h58

Secont recebe TCU para apresentação do Programa Juntos pelo Cidadão

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) recebeu, nessa segunda-feira (02), representante do Tribunal de Contas da União (TCU) para a apresentação do Programa Juntos pelo Cidadão, iniciativa voltada ao fortalecimento do controle social colaborativo, à melhoria dos serviços públicos e ao aprimoramento da governança municipal.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; e o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Espírito Santo, Leonardo Felippe Ferreira. O encontro teve como objetivo apresentar a metodologia do programa, seus resultados em outros estados e as possibilidades de articulação institucional no Espírito Santo.

Durante a apresentação, o TCU destacou que o Programa Juntos pelo Cidadão representa uma mudança no controle da administração pública, ao priorizar uma atuação orientadora, pedagógica e colaborativa, em substituição a modelos exclusivamente punitivos. A iniciativa promove a integração entre gestores públicos, cidadãos e órgãos de controle, com foco na escuta qualificada, no diálogo institucional e na construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados nos serviços públicos.

Na ocasião, a Secont reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da transparência, da integridade pública e do controle social e passou a integrar oficialmente o Programa Juntos pelo Cidadão como apoiadora da iniciativa do TCU. A adesão reforça o alinhamento da Secretaria com ações que promovem a participação cidadã e a melhoria da gestão pública.

Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a proposta do programa dialoga diretamente com a missão institucional da Secont. “Iniciativas que colocam o cidadão no centro das políticas públicas e incentivam o diálogo entre gestores, sociedade e órgãos de controle contribuem para uma administração mais eficiente, transparente e orientada a resultados”, destacou.

“O Programa Juntos pelo Cidadão é uma iniciativa concebida pelo TCU e desenvolvida em parceria com órgãos e entidades locais, públicas ou privadas. Ele dialoga diretamente com as três principais diretrizes da atual gestão do Tribunal: o relacionamento institucional, ao promover interações prévias e parcerias, tendo como ponto central a escuta ativa de gestores e da sociedade; o cidadão no foco, já que a iniciativa busca, em última instância, gerar melhorias concretas na vida das pessoas; e a participação cidadã, ao sensibilizar e capacitar auditores cívicos para atuarem de forma colaborativa no controle social”, pontuou o secretário do TCU no Espírito Santo, Leonardo Felippe Ferreira.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard