10/11/2021 17h56

Secont recebe representantes da CGE de Santa Catarina para visita técnica

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) recebeu, nesta quarta-feira (10), a visita de gestores e técnicos da Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi promover o intercâmbio de boas práticas nas áreas de transparência pública e ouvidoria, visando à troca de experiências e ao incremento das políticas públicas voltadas para o controle social.

A comitiva de Santa Catarina contou com a presença do gerente de Gestão de Ouvidorias, Américo José Michelli; da gerente de Promoção do Controle Social, Carolina Kichller da Silva; do coordenador de Informações Estratégicas, Edson Gomes da Silva; da gerente de Acesso à Informação, Yalle Souza; do analista de sistemas da Gerência de Transparência e Dados Abertos, Alexandre Campos Hermida; e do assessor de gabinete Guilherme Kraus dos Santos.

Os visitantes foram recebidos pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; pela subsecretária de Estado de Transparência, Mirian Porto do Sacramento; e pela coordenadora de Ouvidoria-Geral do Estado, Audiceia Lima Silva Andrade, que apresentaram o e-Ouv, sistema utilizado pela Ouvidoria para registro, acompanhamento e gestão das manifestações recebidas.

O e-Ouv ES é utilizado desde 2018 e foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), que customizou o sistema fornecido pela Controladoria Geral da União (CGU). O sistema está em constante evolução, e permite que, por meio do Acesso Cidadão do Governo do Estado, o manifestante registre e acompanhe sua manifestação de Ouvidoria ou o pedido de acesso à informação utilizando um único login. Uma das melhorias já implementadas foi o botão do sigilo, que permite que o cidadão solicite uma informação sem que a sua identidade seja revelada ao órgão demandado.

Além disso, em 2019, a Ouvidoria passou a utilizar a tecnologia de Business Inteligence (BI) para a análise e o gerenciamento em tempo real das demandas de Ouvidoria. Neste ano, a utilização da funcionalidade evoluiu: agora, o cidadão pode acompanhar os dados sobre número de manifestações recebidas, assuntos e órgãos mais demandados no Painel de Ouvidoria. As informações são disponibilizadas em formato gráfico, permitindo o download e a comparação.

Como resultado das boas práticas implementadas, a Ouvidoria conseguiu reduzir o tempo médio de resposta às manifestações de 35 dias, em 2018, para 12 em 2020, mesmo com o aumento no número de atendimentos, que passou de 9.650 em 2018 para 17.654 em 2020. Já o percentual de demandas atendidas fora do prazo previsto em lei caiu de 23,09% em 2018 para 2,53% em 2021. A Ouvidoria-Geral recebe reclamações, denúncias, pedidos de informação, sugestões e elogios por meio do site www.ouvidoria.es.gov.br, pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br e pelo telefone 0800 022 11 17.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 / 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard