19/04/2022 14h31

Secont realiza workshop para avançar em metodologia internacional de auditoria

Os auditores do Estado da área de Controle Interno participaram, nesta terça-feira (19), de um workshop realizado pela Coordenação de Qualidade e Capacitação da Secretaria de Controle e Transparência (Secont). O objetivo é alcançar o avanço do Estado na implementação do IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna).

Desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial, o IA-CM é uma ferramenta internacionalmente reconhecida, que identifica os fundamentos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público.

O Modelo analisa o serviço e o papel da auditoria interna, o gerenciamento de pessoas, as práticas profissionais, a prestação de contas e a estrutura de governança empregada. O método de trabalho prevê a realização de uma autoavaliação, a melhoria contínua e o estabelecimento de um plano evolutivo, além da institucionalização de processos

Hoje, o Estado cumpre totalmente os requisitos do nível I, e parte dos serviços está no nível II do Modelo. A meta é implementar totalmente o nível II até 2023, e atingir o nível III – um dos mais avançados – em 2025.

O coordenador de Qualidade e Capacitação da Secont, Valber Padilha, explica que ao avançar na implementação do IA-CM o Estado atingirá um nível mais alto de maturidade nas ações de auditoria, o que significa melhorar a gestão e a credibilidade da Administração Pública, além de facilitar a implementação de projetos e a busca de financiamentos com a organismos internacionais, como o Banco Mundial.

A Coordenação prevê a realização de uma série de ações e capacitações ao longo deste ano, para garantir que a meta de chegar ao nível II do IA-CM seja atingida. Entre elas, está a preparação para a realização de uma avaliação entre pares, com a participação de Estados que já atingiram esse nível no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna.

Além disso, o Estado – que hoje atua na gestão do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, eleito 2º vice-presidente da entidade – participa da Câmara Técnica sobre Auditoria e IA-CM, instituída no âmbito do Conselho para discutir os desafios da implementação do Modelo. A Câmara Técnica conta com o subsecretário de Estado de Controle, Marcelo Campos Antunes, entre seus membros.

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695