04/12/2017 11h35

Secont realiza seminário de controle interno e gestão de riscos em parceria com Banco Mundial e Conaci

Foto: Pedro Dutra/Secom
O Auditor do Estado Denis Prates vai falar sobre o tema “Estabelecendo as Bases para a Implantação dos Controles Internos – A Experiência do Espírito Santo”.

Buscando fortalecer as ações de controle no Poder Executivo Estadual e disseminar boas práticas na gestão pública, a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) realiza, na próxima sexta-feira (8), o Seminário “Controle Interno e Gestão de Riscos como Instrumentos de Governança”. O evento, em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial, será a partir das 8h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).

O seminário integra o processo de modernização que está sendo implementado no Espírito Santo, com base na Lei Complementar n° 856/2017 – que reorganiza todo o sistema de controle interno estadual – visando contribuir com o aperfeiçoamento da administração pública, para uma gestão mais eficaz e eficiente.

O público-alvo do evento são Secretários de Estado, Subsecretários, dirigentes das Autarquias Estaduais, Auditores do Estado, coordenadores de Unidades Executoras de Controle Interno (UECIs) e membros de UECIs. Também participam representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCEES), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Estadual (MPE-ES), controladores municipais e integrantes de outros órgãos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretario@secont.es.gov.br.

Uma das palestras, com o tema “O Controle Interno como Instrumento Alavancador de Resultado - Uma Visão do Banco Mundial”, será apresentada pela especialista em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial Susana Philomeno Amaral. Na sequência, Marcelo de Sousa Monteiro, da Controladoria-Geral do Ceará (CGC/CE), vai falar sobre  “A importância da Gestão de Riscos para a Melhoria da Governança”.

O tema “Impactos Estratégicos da Auditoria Interna para a Gestão” será apresentado por Liane Vasconcelos de Araújo Angoti, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG/DF). O evento será encerrado com uma apresentação do auditor do Estado e coordenador de Harmonização do Controle Interno, Denis Prates, que vai falar sobre o tema “Estabelecendo as Bases para a Implantação dos Controles Internos – A Experiência do Espírito Santo”.

No período da tarde, das 14h às 17h30, haverá também uma programação técnica voltada para os Auditores do Estado e as UECIs.

Participam da mesa de abertura a secretária de Estado de Governo, Angela Silvares, e o presidente do TCEES, Sérgio Aboudib, além da secretária interina de Controle e Transparência, Zilma Peterli.

SERVIÇO

Seminário “Controle Interno e Gestão de Riscos como Instrumentos de Governança”

Data: 08/12/2017

Horário: 8h30 às 12h e das 14h às 17h30

Local: Rua José Alexandre Buaiz, n° 157, Enseada do Suá – Vitória.

Inscrições: confirmar presença por meio do e-mail secretario@secont.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-5352. Vagas limitadas.

 

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Mesa de Abertura: Angela Soares Silvares - Secretária de Estado de Governo; Sérgio Aboudib Ferreira Pinto - Presidente TCEES; Zilma Peterli - Secretária interina de Estado de Controle e Transparência

9h30 às 10h – “O Controle Interno como Instrumento Alavancador de Resultado - Uma Visão do Banco Mundial” – Susana Philomeno Amaral, especialista em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial

10h às 10h30 – “A importância da Gestão de Riscos para a Melhoria da Governança” – Marcelo de Sousa Monteiro, da Controladoria-Geral do Ceará (CGC/CE)

10h30 às 11h – “Impactos Estratégicos da Auditoria Interna para a Gestão” – Liane Vasconcelos de Araújo Angoti, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CG/DF)

11h às 11h30 – “Estabelecendo as Bases para a Implantação dos Controles Internos – A Experiência do Espírito Santo” – Denis Penedo Prates, da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont)

11h30 às 12h – Dúvidas e encerramento

 

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA (Auditores do Estado e UECIs)

14h às 15h – “A 3ª Linha de Defesa do Controle Interno - Auditoria Interna Baseada em Riscos” – Marcelo de Sousa Monteiro (CGE/CE)

15h às 16h – “Internal Audit Capability Model - IA-CM” – Liane Vasconcelos de Araújo Angoti (CG/DF)

16h às 17h30 – Dúvidas e encerramento

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard