02/12/2025 13h24 - Atualizado em 02/12/2025 13h51

Secont promove reunião técnica com coordenadores das Unidades Executoras de Controle Interno

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) promoveu, nesta terça-feira (02), uma reunião técnica com os coordenadores das Unidades Executoras de Controle Interno (UECIs), dando continuidade às ações de fortalecimento do diálogo, da integração e da harmonização das práticas de controle no âmbito do Poder Executivo Estadual.

O encontro teve como pauta principal a apresentação do Comitê de Harmonização do Controle Interno (Cohaci), criado pela Resolução Consect nº 007/2025. A iniciativa marca um novo passo na consolidação do modelo das três linhas, promovendo maior alinhamento entre as estruturas de controle e ampliando a participação das UECIs na construção de soluções, diretrizes e projetos estratégicos para o Sistema de Controle Interno Estadual.

Representando a Secont, estiveram presentes o subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques; e os auditores do Estado Audicéia Andrade; Fabrício Massariol; Lucas Meirelles; Luciano Fardin e Renato Rocha.

O Cohaci foi criado com o objetivo de ser um órgão colegiado, permanente, propositivo e consultivo, composto por oito coordenadores de UECIs eleitos diretamente por seus pares, por voto secreto e periódico, para mandatos de dois anos. Durante a reunião, foram detalhadas as informações sobre o funcionamento do Comitê e sobre o processo eleitoral para escolha dos membros externos que irão integrar sua composição.

Para o subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques, a criação do Comitê representa uma ação estratégica e alinhada às novas demandas da área. “É uma entrega que consideramos relevante dentro desse novo desafio de nos aproximarmos cada vez mais das Unidades de Controle, que no modelo de três linhas têm um papel fundamental. O Comitê e as demais iniciativas que a Secont vem promovendo contribuem para dar um sentido prático à atuação dessas unidades. Hoje, trabalhamos em uma perspectiva de aproveitar, de forma mais inteligente, as possibilidades da tecnologia da informação para fortalecer o controle interno”, destacou.

Sob essa mesma perspectiva, a auditora do Estado e coordenadora da Coordenação de Harmonização do Controle Interno (Chac), destacou a importância do novo espaço de diálogo. “O nosso objetivo é melhorar a comunicação com as UECIs, dando voz a elas não apenas pelos canais tradicionais que já utilizamos, mas criando também um ambiente de elaboração conjunta, de trocas de conhecimento, de compartilhamento de boas práticas e de aperfeiçoamento contínuo dessa harmonização”, afirmou.

Além do Cohaci, os participantes também conheceram o Projeto de Auditoria Contínua, uma iniciativa que utiliza tecnologia para integrar avaliações permanentes de risco e controle, com o objetivo identificar indícios de falhas, inconsistências, não conformidades ou situações de risco nos processos analisados, permitindo maior agilidade na identificação e correção de problemas.

Com a implementação do projeto, os achados serão formalizados em Relatórios de Auditoria Contínua e encaminhados aos responsáveis pelos processos ou sistemas auditados, bem como às UECIs, reforçando o ciclo de prevenção e melhoria contínua. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard