Secont promove curso inédito sobre integridade pública, gestão de riscos para a integridade e análise de fraudes para servidores estaduais

Cultura da integridade em pauta! A Secretaria de Controle e Transparência (Secont), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), promoverá, a partir do início de outubro, um curso com a temática 'Integridade pública: gestão de riscos para a integridade e análise de fraudes', voltado para os servidores públicos estaduais que atuam com Programas de Integridade, Licitações, Contratos e Unidades de Controle Interno. As aulas serão realizadas no prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
A capacitação tem como objetivo fortalecer a cultura da integridade na administração pública capixaba, oferecendo ferramentas práticas para prevenção, identificação e tratamento de riscos e fraudes. Ao todo, as aulas terão carga horária de 16 horas, e contemplarão os servidores de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual.
Durante as aulas, serão abordados os fundamentos teóricos e práticos da integridade no setor público, com ênfase na identificação de fraudes e irregularidades em contratações públicas, na aplicação da Lei 12.846/2013 e da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), e na estruturação de planos de gestão e resposta a riscos de integridade. Além disso, serão apresentados estudos de casos e boas práticas no âmbito da administração pública capixaba.
De acordo com o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, a iniciativa é estratégica para consolidar ainda mais o Espírito Santo como referência nacional em integridade. “O curso é uma oportunidade para que nossos servidores aprimorem a capacidade de identificar riscos à integridade e de atuar de forma mais eficaz no enfrentamento de fraudes em processos de licitação e contratação. Isso fortalece a governança e amplia a confiança da sociedade nos serviços públicos”, destacou.
Recentemente, o Estado do Espírito Santo celebrou a publicação de 100% dos órgãos e entidades públicas estaduais com Planos de Integridade, conquista inédita no País. Esse marco reforça o compromisso da gestão pública estadual com a promoção da transparência, da ética e da integridade, além de evidenciar o papel do Estado como modelo de atuação no fortalecimento das políticas de prevenção e repressão à corrupção.
Ficou interessado (a)? Clique aqui e inscreva-se agora! As vagas são limitadas.