02/10/2019 16h09 - Atualizado em 15/10/2019 15h17

Secont passa a integrar Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo

Foto: Ascom/TCE-ES
Em dezembro de 2018, o Foccos-ES realizou o II Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) vai integrar oficialmente o Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES).  Criado em agosto de 2016, o Focco é uma rede de controle para o enfrentamento da corrupção e compartilhamento de informações entre órgãos envolvidos nesse trabalho. O secretário de Controle e Transparência, Edmar Camata, será membro titular das reuniões do grupo, tendo como suplente o corregedor-geral, Helmut Mutiz D’Auvila.

O convite foi feito pelo coordenador do Focco-ES, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) Rodrigo Lubiana Zanotti.  Fazem parte do Fórum representantes do Ministério Público Estadual (MPES), Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), Superintendência de Polícia Federal (SPF-ES), Polícia Civil, Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc) e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

O Focco tem como objetivos ampliar e aprimorar as parcerias entre instituições para desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção e ao incentivo e fortalecimento do controle social.  As discussões são realizadas por meio da formação de Grupos de Trabalhos (GT), para debater preferencialmente temas definidos como ações pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

A partir dessas discussões podem ser definidas ações, como a realização de auditorias conjuntas entre os órgãos. Além disso, a criação do Focco-ES tornou mais ágil e sistematiza a troca de informações e documentos entre as instituições participantes, favorecendo a atuação preventiva no combate à corrupção.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard