21/03/2025 11h56

Secont participa do Ouvidoria Day e reforça compromisso com a escuta ativa e a transparência no serviço público

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) marcou presença, nesta quinta-feira (21), no Ouvidoria Day, evento realizado pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) para homenagear o Dia do Ouvidor, celebrado anualmente no dia 16 de março.  A iniciativa reuniu representantes de ouvidorias de diversos órgãos públicos  municipais e estaduais para compartilhar experiências e debater estratégias de fortalecimento da escuta qualificada da sociedade capixaba.

A recepção aos participantes foi feita pelo ouvidor do TCE-ES, conselheiro Carlos Ranna. Em sua fala inicial, ele ressaltou que, muitas vezes, a porta da Ouvidoria é a única aberta para aquela pessoa que não consegue acesso às políticas públicas. “Ouvidoria é uma ferramenta para melhorar a política social. Sozinha ela não tem condições de resolver problemas, mas, em parceria, consegue fazer com que a merenda chegue para quem precisa, que as políticas de habitação, segurança e saneamento, por exemplo, cumpram com seus objetivos”, afirmou.

Durante o encontro, foram apresentadas boas práticas que têm ampliado a efetividade dos serviços prestados pelas ouvidorias, além de novas ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação entre o cidadão e o poder público. Temas como proteção ao denunciante e incentivo às manifestações anônimas também estiveram em pauta.

Representando a Secont, a ouvidora-geral do Estado, Giselli Balestrassi, destacou a importância do evento como um espaço de integração entre as ouvidorias e de estímulo à transparência ativa na gestão pública estadual. "Momentos como esse são fundamentais para reforçarmos o papel das ouvidorias enquanto canais de participação social, que escutam e acolhem o cidadão capixaba de forma ética e respeitosa. Na Ouvidoria-Geral do Estado, o nosso maior compromisso é garantir que cada manifestação seja tratada com responsabilidade, agilidade e eficiência", pontuou.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, também ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do controle social no Espírito Santo. “A escuta ativa da sociedade é um dos pilares fundamentais para uma gestão pública mais transparente , íntegra e eficiente. Por meio da plataforma, buscamos aproximar o cidadão do Governo do Estado, garantindo um canal aberto, seguro e confiável para o exercício da cidadania”, destacou o secretário.

Sobre a Ouvidoria-Geral do Estado

A Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Secretaria de Controle e Transparência (Secont), é responsável pelo recebimento e tratamento de denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação relacionados aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. O cidadão pode registrar manifestações de forma simples pelo site ouvidoria.es.gov.br, pelo telefone 0800 022 11 17, pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br ou presencialmente.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Mayara Mello/ Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597

mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard