Secont participa de Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno em Goiás
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participa, nesta quinta-feira (02) e nesta sexta-feira (03), da 40ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que acontece em Goiânia, Goiás. O evento reúne representantes de instituições de Controle de todo o Brasil, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas e proporcionar o estabelecimento de parcerias para cooperação entre os órgãos das diferentes esferas de governo.
Esta edição é promovida pelo Conaci em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE/GO) de forma híbrida, sendo presencial para membros do Conselho e on-line para servidores das controladorias. A programação começou com a palestra do professor e filósofo Clóvis de Barros, que, pela primeira vez na história das reuniões foi aberta ao público, com transmissão pelo Conaci TV, no YouTube.
Clóvis de Barros falou sobre liderança e valores na gestão, de forma descontraída e leve, abordando a importância de ter foco para se alcançar bons resultados, as competências necessárias para ser um bom líder e como isso pode impactar positivamente nas relações pessoais e no ambiente de trabalho.
Após a palestra magna e abertura oficial do evento, com considerações da diretoria do órgão, a primeira apresentação foi sobre “Auditoria Interna Ágil: desafios e oportunidades no setor público”, com Patrícia Alves, chefe da Auditoria Interna no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Goiás
O controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, apresentou aos demais controladores participantes da reunião as ações da CGE Goiás, detalhando o trabalho de inspeção nos procedimentos de aquisição de bens pelos órgãos estaduais; as auditorias por meio do Programa de Compliance Público; a adesão ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), adotado internacionalmente para a área de controle interno; e os resultados do Plano Operacional das Ações de Controle, um planejamento anual de tudo que será feito nas inspeções e auditorias.
Ziller também apresentou o projeto Estudantes de Atitude, realizado pelo Governo de Goiás, que consiste em uma forma de gincana na qual alunos das escolas estaduais promovem auditoria cívica na estrutura, juntamente com professores, família e a comunidade escolar, para resolver alguns dos problemas encontrados. Este ano foram inscritas mais de 400 escolas com participação direta de 10 mil alunos, que concorrem a uma premiação de R$ 140 mil, a ser entregue dia 9 de dezembro.
Gestão
A partir de 1º de janeiro de 2022, o Espírito Santo passará a integrar a gestão do Conaci. Durante a 39ª Reunião Técnica, realizada em outubro em Curitiba, no Paraná, foi eleita a nova direção do órgão para os próximos quatro anos, com o controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, na presidência; o controlador-geral de Rondônia, Francisco Lopes Neto, na vice-presidência; e o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Moreira Camata, na 2ª vice-presidência.
Composto por representantes de 26 Estados, do Distrito Federal e da União, o Conaci se apresenta como uma das principais redes de controle interno do País. Além de discutir, conhecer e trocar experiências, o Conselho consolida-se com o propósito principal de promover a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o País.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conaci)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br