11/04/2025 16h50 - Atualizado em 06/10/2025 11h25

Secont participa de reunião com Controladoria da PMES para apresentação de ações estratégicas

Controle interno estadual em foco e evolução! A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nessa sexta-feira (11), de uma reunião de alinhamento e apresentação das ações que vêm sendo realizadas pela Controladoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). 

Na ocasião, o coronel e controlador da PMES, Leonardo Nunes Barreto, apresentou a estrutura do setor do órgão público estadual, com as divisões e os eixos de trabalho de cada uma delas, além do fluxograma de atividades do cotidiano.

A Controladoria da instituição configura-se como um órgão de assessoramento do Comando Geral da PMES, que acumula as funções de Unidade Executora de Controle Interno (UECI), integrante do Sistema de Controle Interno (SCI), destinado ao gerenciamento de riscos, à gestão de integridade, à governança pública, à transparência e à implementação de políticas de  compliance institucional, visando à eficiência na administração dos recursos públicos estaduais. 

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, reforçou que a integração entre os órgãos do Poder Executivo Estadual é essencial para o fortalecimento da governança pública. “A Polícia Militar tem um papel estratégico e, ao estruturar um setor de controle interno, demonstra seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão pública capixaba. A troca de experiências que tivemos hoje é fundamental para avançarmos cada vez mais como Estado, com instituições mais fortes, modernas e comprometidas com a boa governança”, disse. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da PMES:

Tenente-coronel Lucio Bolzan

(27) 3636-8717 / 3636-8718

secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:

(27) 3636-8715

jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard