Secont participa de reunião com Controladoria da PMES para apresentação de ações estratégicas

Controle interno estadual em foco e evolução! A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nessa sexta-feira (11), de uma reunião de alinhamento e apresentação das ações que vêm sendo realizadas pela Controladoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
Na ocasião, o coronel e controlador da PMES, Leonardo Nunes Barreto; e o major da PMES, Elber Camargo Volkeres, apresentaram a estrutura do setor do órgão público estadual, com as divisões e os eixos de trabalho de cada uma delas, além do fluxograma de atividades do cotidiano.
O major da PMES, Elber Camargo Volkeres, destacou os avanços estruturais diante do reconhecimento da importância do controle interno. “Na nossa estrutura organizacional, cada militar tem a sua função específica. Isso reflete a preocupação que o comando da instituição tem em justamente estruturar uma unidade administrativa interna para que a gente possa desempenhar o nosso serviço da melhor forma possível”, pontuou.
A Controladoria da instituição configura-se como um órgão de assessoramento do Comando Geral da PMES, que acumula as funções de Unidade Executora de Controle Interno (UECI), integrante do Sistema de Controle Interno (SCI), destinado ao gerenciamento de riscos, à gestão de integridade, à governança pública, à transparência e à implementação de políticas de compliance institucional, visando à eficiência na administração dos recursos públicos estaduais.
Para o coronel e controlador da PMES, Leonardo Nunes Barreto, a parceria entre a Secont e a PMES é importantíssima. “Hoje, tivemos a oportunidade de mostrar à Secont o dia a dia da nossa Controladoria. Por conta do nosso vasto orçamento, trabalhamos com uma responsabilidade social muito grande. Além disso, também temos as questões da Ouvidoria, que buscamos sempre dar um retorno com celeridade ao cidadão capixaba. Estamos melhorando cada vez mais os nossos processos e isso faz com que a gente tenha uma eficiência maior e consiga mitigar os riscos e possíveis problemas. Isso tudo reforça o quanto essas questões relacionadas à transparência, integridade e compliance são importantes”, salientou.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, reforçou que a integração entre os órgãos do Poder Executivo Estadual é essencial para o fortalecimento da governança pública. “A Polícia Militar tem um papel estratégico e, ao estruturar um setor de controle interno, demonstra seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão pública capixaba. A troca de experiências que tivemos hoje é fundamental para avançarmos cada vez mais como Estado, com instituições mais fortes, modernas e comprometidas com a boa governança”, disse.
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