07/06/2019 15h32

Secont participa de encontro com profissionais da área de Controle Interno de todo País

Aperfeiçoar os mecanismos de Controle Interno do País, promover o intercâmbio de experiências e expertises entre os profissionais que atuam na área e proporcionar o estabelecimento de parcerias para cooperação entre os órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. Esses são os objetivos principais das Reuniões Técnicas do Conselho Nacional de Controle Interno. A 31ª Reunião do Conaci acontece desde essa quinta-feira (6), no Rio de Janeiro, e reúne profissionais da área de Controle Interno de todo o Brasil.

No primeiro dia da reunião, esteve em debate a implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM, sigla em inglês) nos estados. O IA-CM consiste na identificação dos fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público. O Modelo analisa o serviço e o papel da auditoria interna, o gerenciamento de pessoas, as práticas profissionais, a prestação de contas e a estrutura de governança empregada.

Na manhã desta sexta-feira (7), a Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro apresentou a experiência carioca no estabelecimento de um programa de integridade no setor público. À tarde, a programação conta com a palestra do corregedor-geral da União, Gilberto Waller, que falará sobre o Programa de Fortalecimento das Corregedorias.

“O Conaci é o local onde as boas práticas nacionais em controle e transparência são compartilhadas entre os estados e municípios, permitindo que se avance de forma institucional e conjunta em temas que levam à redução da corrupção e ao aumento da eficiência na área pública”, ressalta o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, que participa da reunião acompanhado do subsecretário de Controle, Marcelo Antunes, e do corregedor-geral do Estado, Helmut Mutiz D’Auvila.

O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, pondera sobre a importância da RTC para aperfeiçoar os mecanismos de controle aplicados no país. “É aqui que nós conseguimos estreitar nosso relacionamento e nosso contato, trocar ideias e experiências. A partir daí, podemos celebrar acordos de cooperação técnica entre os membros do conselho, para que aquilo que foi discutido no plano das ideias possa ser colocado em prática”, afirma.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conaci)

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard