10/11/2022 17h11 - Atualizado em 11/11/2022 11h29

Secont participa de debates na 44ª reunião técnica do Conselho Nacional de Controle Interno

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participa, nestas quinta-feira (10) e sexta-feira (11), da 44ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Fortaleza, no Ceará. Estão presentes no evento o secretário de Estado de Controle e Transparência e 2º vice-presidente do Conselho, Edmar Camata; o subsecretário de Estado de Controle, Marcelo Campos Antunes; o subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Falcão; e o corregedor-geral do Estado, Helmut Mutiz.

As Reuniões Técnicas do Conaci têm o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e expertises entre os profissionais que atuam na área e proporcionar o estabelecimento de parcerias para cooperação entre os órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. As palestras desta quinta-feira (10) são abertas ao público, e transmitidas pelo canal do Conaci no YouTube.

Pela manhã a programação teve início com a palestra “Governança em Transformação Digital”, com a secretária de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado do Ceará, Evelise Braga. Em seguida, Luis Gustavo Cardoso, Project Officer ONU/UNODC, apresentou o estudo “Programas de integridade no contexto da nova lei de licitações”.

Para fechar a programação da manhã, o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, e o ex-presidente da instituição, Leonardo Ferraz, debateram os resultados do Pempal. A programação da tarde conta com apresentações de casos práticos de boas práticas em gestão e transparência pública, realizados pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, pela Controladoria-Geral de Cachoeiro de Itapemirim/ES e da Controladoria-Geral de Fortaleza.

Nesta sexta-feira (11), o destaque é a apresentação dos resultados da Câmara Técnica sobre Lei Anticorrupção, coordenada pelo subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Del’Santo Falcão, que trabalhou de forma paralela às RTCs neste ano para elaborar propostas para padronização dos procedimentos administrativos de responsabilização; harmonização do cálculo das multas; e estímulo à publicação das decisões das controladorias no Banco do Conhecimento do Conaci.

A Reunião Técnica foi precedida, na quarta-feira (09), pelo XVI Encontro Estadual de Controle Interno, realizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). O evento, que teve como tema “Controle Interno Conectando Redes em Ambientes Complexos”, contou com a participação de cerca de 300 profissionais, dentre gestores e servidores públicos ligados às atividades de controle interno e ouvidoria no país.

Sobre o Conaci

Criado em 2007, o Conaci reúne membros de órgãos de controle de todo País, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e práticas. A proposta do colegiado é possibilitar o trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Além de trocar experiências, o Conaci promove a integração entre os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos. Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse destes órgãos e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695