23/02/2024 16h24 - Atualizado em 23/02/2024 16h27

Secont participa de apresentação de protótipos desenvolvidos por startups

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), por meio da Subsecretaria de Transparência, participou nesta semana da apresentação de uma solução inovadora contratada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em uma seleção específica para a contratação de startups. O encontro, que aconteceu no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte (MG), propôs ideias para que os órgãos e outras instituições também lancem desafios voltados para startups para aprimorar o atendimento ao cidadão.

A ferramenta idealizada pelas startups disponibilizará ao usuário, entre outros serviços, a consulta a processos e movimentações; pauta de audiências; acesso a documentos como certidões de comparecimento a audiências; e acesso a informações relevantes como localização de varas, endereços e contatos de instituições.

Após a experiência do cidadão, as startups apresentarão relatórios mostrando o perfil dos atendimentos realizados e os resultados obtidos. Os dados serão avaliados pelo TJMG para verificar a efetividade dos protótipos apresentados e a possibilidade de implantação definitiva dos sistemas.

Nesta etapa de testes, que teve início em fevereiro, além da Secont, participaram diversos órgãos do sistema de Justiça, como o Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG), além da Polícia Civil e Polícia Militar e representantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Subsecretário de Transparência, Fabiano Louzada, destacou que além de conhecer o protótipo da solução apresentada, também teve a oportunidade de se reunir com a equipe técnica que conduziu a contratação da startup para conhecer os detalhes do processo. “A ideia é que, futuramente, a Secretaria de Controle e Transparência também lance desafios voltados para startups do Espírito Santo resolverem problemas encontrados na Transparência”, destacou o subsecretário.

Mayara Mello / Ana Clara Mardegan

27 98895-1695 / 27 99714-2597