15/07/2025 10h24 - Atualizado em 15/07/2025 10h35

Secont participa da apresentação do Código de Ética dos servidores do Iases

Com o objetivo de dialogar sobre a importância do aprimoramento da cultura da integridade no âmbito da administração pública estadual, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou do lançamento do Código de Ética do Servidor do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo, elaborado pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). O lançamento do documento foi realizado na última quinta-feira (10), no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.

Participaram do evento o diretor-geral do Iases, Fábio Modesto; o diretor de Ações Estratégicas, Oseias Gerke; a diretora Socioeducativa, Frantieska Monteiro; gerentes e sub-gerentes das unidades socioeducativas, servidores do Instituto e o convidado subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão.

O novo Código de Ética estabelece os princípios e normas de condutas éticas aplicáveis a todos os servidores do Iases e visa nortear a conduta dos profissionais, assegurando a integridade, a dignidade e a eficiência no desempenho de suas funções, observando o Código de Ética dos Servidores Civis do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo e demais deveres e proibições legais e regulamentares pertinentes.

Na ocasião, Fábio Modesto fez um balanço sobre os avanços alcançados no Instituto nos últimos anos. “Essa é uma entrega muito importante para nós. De 2019 para cá, nós estamos entregando produtos que traduzem o nosso profissionalismo, aumentando a nossa qualidade de prestação de serviço, e o Código de Ética é mais um deles.  A característica marcante da metodologia de trabalho que nós conseguimos imprimir no Instituto é o profissionalismo, pois você sai da pessoalidade e passa a ser profissional. Então, quem quer que esteja em algum cargo do Instituto, o regulamento é este”, revelou.

Durante o evento, o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, falou sobre os conceitos de ética e também sobre o Programa de Integridade do Governo do Estado. “O Iases tem avançado a passos largos na temática Integridade e a entrega do Código de Ética é de suma importância não só para os servidores, mas para todas as pessoas que se relacionam com o Instituto. Isso é um avanço muito importante que vai melhorar não só a atuação do Iases, mas o dia-a-dia dos servidores”, avaliou.   

O Código de Ética foi elaborado por uma Comissão instituída em julho de 2024 e composta pelas servidoras: Grasiela Fernandes Macal Fasolo, Juliana  Santos da Silva, Marcela Carvalho Vasconcelos, Glaucia Sobreira Coelho Martins, Miriam Barbosa e Karlezia de Sousa Ferreira Matedes.   

“A partir de hoje, vamos contar com esse direcionamento e com o padrão da conduta para o servidor do Iases. Agora, temos uma identidade institucional. Portanto, peço que se apropriem desse direcionamento e fomentem essa cultura ética e profissional para termos um Instituto forte e que trata as demandas de forma isenta e profissional. É um pilar que deve sustentar as nossas ações e entregas para o Iases”, afirmou a presidente da Comissão, Grasiela Fasolo, que adiantou que o próximo passo é Regimento Interno, no qual serão tratados os fluxos e procedimentos a serem adotados no Iases.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard