02/06/2016 11h40

“Secont na Estrada” estará em Cachoeiro de Itapemirim no dia 14

Última edição do Secont na Estrada foi realizada em São Mateus

Secont na Estrada” estará em Cachoeiro de Itapemirim no dia 14

O projeto “Secont na Estrada” chega a Cachoeiro de Itapemirim em sua quarta edição, que será realizada no próximo dia 14, e atenderá aos municípios das Regiões Central Sul e Litoral Sul.  O objetivo do encontro, que tem como público-alvo principal os servidores públicos, é disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da administração pública.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), com apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e, nesta edição, também conta com o apoio da Faculdade Multivix, onde será realizado o encontro.

Na programação haverão palestras, realizadas no período da manhã, e workshops, no período da tarde. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, que é referência nacional em transparência, para repassar aos municípios, principalmente do interior, os princípios e forma de atuação da corregedoria e dos mecanismos para controle interno e fiscalização do poder público.

A ideia é debater e capacitar os servidores municipais em torno de temas relacionados à integridade e à transparência das informações, prevenção e combate à corrupção e eficácia das ações de controle interno, inclusive levando aos municípios informações sobre modelos de gestão bem sucedidos aplicados pelo Governo.

Apesar de ter os servidores públicos como público-alvo, o evento é aberto a qualquer cidadão interessando em participar. Para se inscrever, basta enviar nome completo, Prefeitura, órgão ou Instituição, e workshop de seu interesse para secretario@secont.es.gov.br.

Transparência Pública: Portais e Lei de Acesso à Informação.

Público-alvo: servidores da área de auditoria, ouvidoria, tecnologia da informação, gestores e demais interessados no assunto.

Resumo: serão abordados conceitos de transparência pública, sua importância e o papel do cidadão nesse contexto. Também serão demostradas as principais leis relacionadas ao tema, dando maior destaque aos conceitos da Lei de Acesso à Informação.

Controle Interno

Público alvo: servidores que atuam em órgãos relacionados ao controle interno e à auditoria; servidores da área de finanças (principalmente aqueles que trabalham com prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado); servidores da área de assessoria ao prefeito que possam transmitir às demais áreas da prefeitura e ao prefeito qual deveria ser estrutura ideal do controle interno municipal.

Resumo: a abordagem se  dará sobre dois aspectos (contas de governo e auditoria). Em relação a contas de governo serão abordados os principais pontos a serem avaliados pelo controle interno nas contas governamentais, já em relação à auditoria será abordada a recente experiência na elaboração do Plano Anual de Auditoria.

Lei Anticorrupção e Ouvidoria

Público alvo: servidor público efetivos preferencialmente os que atuam no controle interno, secretários e subsecretários, membros de comissões de licitações, pregoeiros e equipes de apoios.

Resumo: demonstrar as inovações trazidas pela Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), suas principais características e os atos classificados como ilícitos passíveis de punição; fornecer orientações práticas acerca da estrutura e procedimentos necessários para a implementação e operacionalização da Lei 12.846/2013. Apresentar a Ouvidoria-Geral do Estado e a Rede de Ouvidoria do Poder Executivo e o modelo de atuação; fornecer informações sobre os canais de comunicação disponíveis, a tipologia de demandas recebidas e a forma de registro e tratamento das manifestações.

Corregedoria

Público alvo: servidores públicos municipais de forma geral com ênfase nos que trabalhem na área de contratação e Recursos Humanos.

Resumo: abordaremos a criação, competência e atividades da Corregedoria Geral do Estado. Apresentaremos os casos mais corriqueiros em andamento na Corregedoria e quais cuidados os municípios (servidores) devem ter para evitar demandas administrativas (PAD, Sindicância, etc...).

Projeto Secont na Estrada

Dia: 14 de junho (terça-feira)

Horário: das 9 às 16 horas

Local: Faculdade Multivix de Cachoeiro de Itapemirim. Endereço: Rua Moreira, 23, Independência, Cachoeiro de Itapemirim.

Susana Kohler
Assessora de Comunicação | SECONT