05/09/2017 18h18

“Secont na Estrada” é apresentado a servidores municipais da Grande Vitória

Foto: Esesp

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) apresentou, nesta terça-feira (05), o projeto “Secont na Estrada” a aproximadamente 80 servidores de prefeituras da Grande Vitória. A apresentação, realizada pelo secretário da pasta, Eugênio Ricas, foi durante o curso “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), na Casa do Cidadão, em Maruípe, Vitória.

Criado em 2016 para disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão nos municípios, nesta edição o projeto “Secont na Estrada” passou por uma reformulação e será desenvolvido em parceria com a Esesp. A previsão é que, ainda neste ano, sejam oferecidos workshops com duração de 4 horas, compartilhando conhecimentos da Secont sobre transparência pública, ética e combate à corrupção.

Para que os servidores dos municípios entendam como vai funcionar o projeto neste ano, o secretário Eugênio Ricas está participando da abertura de alguns cursos da Esesp, com palestras para mostrar um pouco do trabalho da Secont. Esta foi a segunda palestra. A primeira ocorreu em Vila Velha, no dia 14 de agosto, e a próxima será no dia 19 de setembro, em Aracruz, Norte do Estado.

Durante a apresentação, o secretário destacou a importância dessas ferramentas para melhoria da gestão pública. “Foi uma oportunidade muito boa para mostrarmos a servidores municipais da Grande Vitória o que a Secont tem feito nos campos da transparência, do combate à corrupção e do controle interno”, afirmou o secretário.

Em seu primeiro ano, em 2016, o programa “Secont na Estada” já capacitou servidores em municípios das regiões Sul, Serrana, do Caparaó, Norte e Noroeste do Estado.

Marco Regulatório

O curso “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, oferecido pela Esesp, integra o projeto “Caravana do Marco Regulatório”, que tem por objetivo auxiliar as administrações municipais no melhor entendimento e aplicação da Lei 13.019/2014, cujo objeto central é a relação de parceria entre as organizações da sociedade civil e o setor público.

Desde a primeira turma, a caravana já chegou a todos os 11 Territórios do Conhecimento, como são denominados os grupos formados por cidades com proximidade geográfica, projetos de desenvolvimento integrados, cultura e sentimento de pertencimento.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, tanto o projeto da Secont quanto a formação realizada em parceria com os municípios mostram a importância do trabalho em conjunto para realizar as entregas que a sociedade espera.

“Eu sempre costumo dizer que não fazemos nada sozinho. Precisamos juntar forças, agregar atividades, construir o serviço público a várias. Todo o nosso esforço tem que ter como foco o resultado que os cidadãos almejam, aquilo que ele precisa. Quando trabalhamos com essa visão, fortalecemos mais os projetos e ações”, destacou Dângela.

Informações à imprensa:

Flávia Martins