03/05/2018 11h42

Secont na Estrada capacita servidores do Caparaó sobre transparência e combate à corrupção

Foto: Cássio Vinícius/ Prefeitura e Ibatiba

Servidores e secretários municipais de Ibatiba, no Caparaó, participaram de uma capacitação do projeto “Secont na Estrada”, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre transparência pública, prevenção e combate à corrupção. O evento, realizado nesta quinta-feira (03), no auditório da Câmara de Ibatiba, recebeu também representantes dos municípios de Ibitirama e Iúna.

De forma dinâmica e bastante participativa, o público assistiu à palestra do secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Marcos Pugnal, e ao Workshop “Transparência e Lei de Acesso à Informação”, ministrado pelo auditor do Estado Fabrício Massariol. O projeto é realizado pela Secont, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com o objetivo de disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão dos municípios capixabas.

O secretário Marcos Pugnal iniciou o evento apontando os danos causados à sociedade por conta da corrupção, e quais os caminhos necessários, para promover uma mudança cultural. Ele mostrou também o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado nesse sentido, como o desenvolvimento de ferramentas participação social, entre elas o Portal da Transparência, que é referência nacional, e a aplicação da Lei Anticorrupção.

“É muito importante essa parceria e integração entre o Estado e os municípios, no sentido de disseminarmos cada vez mais essa cultura e contribuirmos para a melhoria da gestão pública, permitindo as entregas que são necessárias à sociedade”, ressaltou.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, destacou que o “Secont na Estrada” existe com a missão de ajudar as administrações municipais nesse processo. “A Esesp é uma autarquia responsável pela capacitação dos servidores estaduais, municipais e também agora da sociedade civil organizada. O objetivo é que possamos compartilhar conhecimento, para desenvolver habilidades e atitudes que permitam a prestação de um serviço de maior qualidade ao cidadão. Esse é o nosso papel, prestar serviço à sociedade, entregar resultados, da melhor maneira possível”, afirmou.

A controladora-geral de Ibatiba, Andressa Pereira da Silva, também destacou a importância dessa parceria e da participação dos servidores municipais nesse tipo de capacitação. Também participaram os controladores municipais de Ibitirama, Valmir Justo, e Iúna, Antônio Junior.

Durante o workshop, o auditor do Estado Fabrício Massariol abordou conceitos de transparência pública, suas principais ferramentas e a importância do papel do cidadão nesse contexto, além das principais leis relacionadas ao tema, dando maior destaque aos conceitos da Lei de Acesso à Informação. Também falou sobre o Portal da Transparência do Estado (www.transparencia.es.gov.br) e o Portal de Acesso à Informação (www.acessoainformacao.es.gov.br).

“A transparência é essencial para o combate à corrupção e proporciona uma melhoria na gestão pública, assim como promove a participação do cidadão, acompanhando as contas do governo e solicitando uma melhor prestação de serviço”, observou o auditor.

O projeto

Criado em 2016, o “Secont na Estrada” passou por uma reformulação e, desde o ano passado, está sendo desenvolvido em parceria com a Esesp. São oferecidos workshops com duração de quatro horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos dos Auditores da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção.

Neste ano, já foram realizadas capacitações nos municípios de Itapemirim, no Sul do Estado, e Montanha, no Norte. Em 2017, também foram realizadas capacitações em Viana, Anchieta e Aracruz. Já estão previstos eventos em Ibiraçu, Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim.

Os municípios interessados em receber o “Secont na Estrada” podem solicitar o agendamento junto aos coordenadores regionais da Esesp. A proposta é que, posteriormente, também seja incluído o tema controle interno e oferecida a modalidade a distância, com objetivo de ampliar o acesso às capacitações.

Informações à imprensa:

Flávia Martins