16/11/2017 15h47

“Secont na Estrada” capacita servidores de Aracruz sobre transparência

Para disseminar boas práticas e contribuir com a melhoria da gestão, a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) realizou, nesta quinta-feira (16), uma capacitação do projeto “Secont na Estrada” para servidores municipais de Aracruz, no Norte do Estado. O workshop “Transparência Pública: Portais e Lei de Acesso à Informação” foi oferecido em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Voltado para servidores das áreas de auditoria, ouvidoria, tecnologia da informação, gestores e demais interessados no assunto, o workshop foi apresentado pelo Auditor do Estado Fabiano Louzada.

Foram abordados conceitos de transparência pública, sua importância e o papel do cidadão nesse contexto. Também foram  demostradas as principais leis relacionadas ao tema, dando maior destaque aos conceitos da Lei de Acesso à Informação.

No que se refere ao Sistema de Transparência, dois casos práticos do Estado foram apresentados: Portal da Transparência e Serviço de Informação ao Cidadão. Por fim, uma explicação sobre Governo Aberto, e a importância de se ter um aprimoramento contínuo da transparência pública.

O projeto

Criado em 2016 para contribuir para o aprimoramento da gestão nos municípios, nesta edição o projeto “Secont na Estrada” passou por uma reformulação e está sendo desenvolvido em parceria com a Esesp. São oferecidos workshops com duração de quatro horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção. A partir do próximo ano, será incluído o tema Controle Interno.

Segundo a coordenadora do projeto, a auditora do Estado Letícia Campos Souza, a proposta para o próximo ano é que também seja oferecida a modalidade a distância, em parceria com a Esesp, com objetivo de ampliar o acesso às capacitações.

Ela explicou que os municípios que desejarem receber o “Secont na Estrada” podem solicitar o agendamento junto aos coordenadores regionais da Esesp. Já estão previstas novas turmas.

Flávia Martins

flavia.martins@secont.es.gov.br