15/02/2016 15h50 - Atualizado em 17/02/2016 15h32

Secont lança concurso de projetos ‘Transparência Quiz-ES’

15-Fev-2016

Estudantes da área de tecnologia da informação, dos ensinos médio, técnico e superior, estão convidados a participar do primeiro concurso de projetos Transparência Quiz-ES, que a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) acaba de lançar. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 18 e 22 de abril de 2016, por meio das instituições de ensino onde estão matriculados. As informações completas estão no final desta matéria.

Com a abertura deste edital serão lançados, periodicamente, diferentes desafios visando aprimorar a prestação dos serviços públicos ao cidadão. O primeiro desafio será o desenvolvimento de um jogo de teste de conhecimentos sobre transparência pública. Alguns exemplos de jogos que podem ser criados são: perguntas e respostas, palavras cruzadas; tabuleiro, etc.

O objetivo do concurso é despertar nos alunos o interesse por temas como transparência, controle social, ética e cidadania, valorizando a criatividade, a inovação e a capacidade técnica dos estudantes. Eles serão estimulados a criar aplicativos e websites que fazem referência aos temas propostos. Além disso, será uma forma de aprimorarem a sua formação acadêmica, criando condições mais favoráveis para inserção no mercado de trabalho dos autores dos projetos exitosos.

Os projetos serão divididos em três categorias: aplicação web, aplicativo mobile para Android e aplicativo mobile para IOS e deverão, sempre que possível, utilizar dados abertos disponíveis no Portal da Transparência do Estado do Espírito Santo (www.transparencia.es.gov.br), mesmo que combinados com outras fontes de dados.

Poderão se inscrever acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Superior de Tecnologia e semelhantes, de instituições de ensino localizadas no Espírito Santo. O aluno deverá estar devidamente matriculado na instituição de ensino, a quem caberá estabelecer os requisitos de projeto e os critérios de seleção, bem como realizar a seleção dos projetos para cada uma das categorias, a cada desafio lançado.

Os projetos selecionados pelas instituições nos desafios serão divulgados no Diário Oficial do Estado e/ou disponibilizados no site da Secont – www.secont.es.gov.br. Ao final do concurso haverá um evento para apresentação dos aplicativos vencedores. O resultado do primeiro desafio será divulgado no dia 30 de maio de 2016. Dúvidas em relação ao Concurso de Projetos poderão ser esclarecidas por meio do telefone (27) 3636-5398.

Assessoria de Comunicação Secont
Suellen Barone