12/11/2025 10h56 - Atualizado em 12/11/2025 12h54

Secont investe em capacitação de auditores no maior congresso de auditoria interna do País

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, entre o domingo (09) e esta quarta-feira (12), da 45ª edição do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai 2025), no World Trade Center São Paulo (WTC), localizado em São Paulo. O evento tem como objetivo discutir o papel da auditoria interna, explorando como a função pode influenciar e transformar práticas de governança corporativa. 

Na ocasião, representaram a instituição o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; o subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques; e os auditores do Estado Eduardo Lehubach; Fabrício Ceccato Borgo; Lenise Figliuzzi; Lucas Meirelles; Magaly Lucas; Simony Rátis e Valber Padilha. 

O tema central deste congresso foi “O Papel Transformador da Auditoria Interna na Governança Corporativa”, refletindo a crescente importância da auditoria interna na estrutura de governança das organizações. Foram apresentadas inovações, com ênfase em novas tendências, tecnologias e metodologias que impactam o setor. 

Durante o terceiro dia do evento, nessa terça-feira (11), o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, na posição de presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), participou de um painel com a temática 'Governança Pública em foco, maturidade, transparência e accountability em ação', juntamente com os palestrantes Diocesio Sant'Anna da Silva, coordenador de Auditoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil; e Ronald da Silva Balbe, secretário federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU).  

“A transparência é o alicerce de uma gestão pública íntegra e eficiente. Ela representa o compromisso do Estado em atuar de forma ética, responsável e aberta ao controle social. Participar do Conbrai é uma oportunidade de fortalecer esse compromisso, trocar experiências com instituições de todo o País e incorporar novas práticas de auditoria que elevem o nível de governança e de confiança nas ações do poder público”, pontuou o secretário Edmar Camata.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard