07/01/2025 15h25 - Atualizado em 07/01/2025 16h12

Secont fortalece o controle interno estadual e realiza mais de 48 auditorias em 2024

O Sistema de Controle Interno Estadual ganhou força, ao longo do ano de 2024, por meio das ações estratégicas realizadas com a atuação da Subsecretaria de Estado de Controle (Subcont), vinculada à Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Só no ano passado, foram realizadas 48 auditorias nos órgãos públicos estaduais, com o objetivo de identificar possíveis melhorias, prevenir irregularidades e garantir o uso eficiente dos recursos públicos. 

Ao todo, também foram realizadas 35 inspeções, 22 monitoramentos de sistemas informatizados, 11 relatórios de análise contábil e fiscal, e 17 relatórios de índice de desempenho da gestão governamental. Essas ações contribuíram para a identificação de riscos em processos administrativos e financeiros do Estado, prevenindo riscos e irregularidades, além de fortalecer a gestão pública. 

Entre as iniciativas de destaque, está a utilização do sistema Alice, uma ferramenta inovadora implantada em 2024 por meio de uma parceria entre a Secont e a Controladoria-Geral da União (CGU).  Foram registradas sete manifestações que, ao serem tratadas com a agilidade proporcionada pelo Alice, demonstraram o potencial da tecnologia e da inovação na promoção de uma gestão mais aberta e participativa.

A ferramenta utiliza técnicas de mineração de textos e inteligência artificial, que permite a seleção automática de editais para comunicar a gestão quanto aos riscos na contratação e evitar o dispêndio de recursos do Estado mediante cancelamento ou suspensão de pregões desnecessários ou com indícios de fraudes e, em outros casos, por meio de ajustes nos valores e quantidades estimadas. 

A Coordenação de Harmonização do Controle Interno (Chac) também trouxe uma série de atualizações em 2024, incluindo a nova plataforma digital Controle Interno ES, que visa aprimorar a eficiência e acessibilidade dos processos de controle interno do Espírito Santo. Durante os últimos 12 meses, a Chac também realizou diversos atendimentos às Unidades Executoras de Controle Interno do Espírito Santo (UECI’S), sendo 112 via E-Docs e e-mails e 13 por meio das manifestações. 

Para o subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques, o modelo de atuação da Subcont nos permitiu identificar oportunidades de melhoria na administração pública do Estado e fortalecer ainda mais o uso responsável e ético dos recursos públicos. “Trabalhamos arduamente com o objetivo de fortalecer a confiança da sociedade na nossa gestão, e em 2025 a nossa meta é incentivar ainda mais as iniciativas de controle interno, buscando sempre inovar, aprimorar os nossos processos e integrar todas as partes envolvidas na gestão pública”, disse. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Mayara Mello/ Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597

mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard