16/09/2020 14h34

Secont e Sesp fazem ação preventiva com fiscais e gestores de contratos

A reunião foi realizada com todos os cuidados necessários de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras

Com foco na prevenção -  um dos eixos de atuação dos auditores do Estado – a equipe de Auditoria de Conformidade da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) realizou, na última quinta-feira (10), reunião com fiscais e gestores de contrato da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

O encontro visou à troca de experiências e o fomento à uniformização de normas e procedimentos de contratação.  A proposta de reunir os gestores para debater o tema surgiu durante uma auditoria de rotina na Sesp, realizada pelos auditores Denisio Pereira de Assis, Flavio Augusto Cora Rocha e Vaner Correa Simões Júnior.

“Mesmo durante a pandemia, sentimos a necessidade de realizar esse trabalho. O papel da auditoria não é só buscar os erros, mas principalmente evitar que eles aconteçam. E iniciativas como essa podem contribuir muito para a prevenção, ao estimular a uniformização das condutas”, explicou o coordenador de Auditoria de Conformidade da Secont, Lusmar Machado Moraes Pizetta.

A proposta de realizar a reunião foi prontamente “abraçada” pela Unidade Executora de Controle Interno (UECI) da Sesp, assim como pelos gestores do órgão, conscientes da necessidade de envolver e capacitar a primeira e a segunda linhas de defesa para criar o conceito de "anel protetivo da despesa pública" e garantir tanto a segurança jurídica do ordenador de despesas quanto o bom uso dos recursos públicos, com uma melhor entrega de serviços para a população.

O evento contou com a participação do subsecretário de Gestão Administrativa da Sesp, Rafael Amorim; do gerente da UECI, Rafael Oliozi, do coordenador de Contratos e Convênios, Leonardo Carnielli Oliveira; da gerente Técnico Administrativo, Diana Silveira Batista, e de diversos gerentes e fiscais de contrato da Secretaria.

"Os gestores e fiscais dos contratos precisam receber a capacitação técnica adequada para o cumprimento de suas atribuições, sendo que o caminho para atingirmos tal objetivo é a educação continuada e a troca de experiência com o controle interno. Os auditores da SecontT e a nossa UECI deram significativa contribuição para o aperfeiçoamento dos fiscais e gestores dos contratos da Sesp, sendo que pretendemos continuar com este processo de capacitação", avaliou o subsecretário Rafael Amorim.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard