26/09/2019 17h16 - Atualizado em 26/09/2019 17h18

Secont doa computadores a centros de atendimento a estudantes da Educação Especial

Quarenta computadores que estão sendo substituídos na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) vão ganhar uma nova utilidade. As máquinas serão destinadas aos Centros de Apoio Pedagógico aos estudantes da Educação Especial do Estado, fortalecendo o trabalho pedagógico realizado com esse público.

A doação, realizada por meio da assinatura de um Termo de Transferência em Definitivo, foi formalizada na tarde desta quinta-feira (26). A identificação da carência de equipamentos nos centros de apoio pedagógico aconteceu durante uma auditoria de gestão realizada pelas auditoras Eunice Mollo Corradi e Maria Goretti Alves Godinho, sob a coordenação da auditora Simony Ratis.

Constatada a necessidade de equipar os centros para a realização de um trabalho mais efetivo com as crianças e adolescentes atendidos, surgiu a ideia: por que não utilizar os computadores que estavam sem uso na Secont, por não atenderem mais às necessidades do trabalho de auditoria? As máquinas, que contam com processador Core 2 quad Q8400 2.7 Ghz, 4 GB de memória RAM e 250 GB de HD, estão em bom estado de conservação.

“As auditoras verificaram que uma política pública de grande importância social não era concretizada da forma como deveria por falta de equipamentos, e trataram, elas mesmas, de viabilizar os computadores para que o serviço pudesse funcionar”, ressaltou o secretário de Estado da Secont, Edmar Camata.

O secretário observa que a doação gerou uma destinação socialmente eficiente para bens que hoje não servem mais para o fim a que originariamente se destinavam. Os 40 computadores serão distribuídos para o Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva/ Surda; ao Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual; ao Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação; e às Classes Hospitalares, que atendem crianças internadas por longos períodos.

A assessora da Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Sumika Freitas, explica que os Centros atendem não só o público da Rede Estadual de Ensino, mas também das redes municipais, federal e privadas. Hoje, o número de crianças e adolescentes que frequentam esses locais chega a 250. “A chegada desses computadores vai oportunizar muitos trabalhos pedagógicos nos Centros de Apoio”, disse a assessora.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard