Secont discute sobre auditoria, controle social e ESG no Encontro Nacional de Controle Interno
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) esteve presente nas discussões do 20º Encontro Nacional de Controle Interno, o maior evento de controle interno do País. A edição deste ano teve início nesta quarta-feira (25), no Recife Expo Center, localizado em Pernambuco.
A programação do encontro conta com diversos temas fundamentais para a administração pública brasileira, como Inteligência Artificial (IA) e os seus impactos na sociedade, auditoria voltada para políticas públicas, controle social e ESG, ciência de dados e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sustentabilidade ambiental, governança e responsabilidade social.
O evento reuniu controladores brasileiros, especialistas da área, gestores públicos e representantes da sociedade civil. A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) foi representada pelo secretário de Estado de Controle e Transparência e presidente do Conaci, Edmar Camata; pelo subsecretário de Estado de Integridade e coordenador da Câmara Técnica da Lei Anticorrupção do Conaci, Alexandre Falcão; pelo auditor do Estado e secretário-executivo do Conaci, Helmut Mutiz; pelo subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques; e pelo coordenador de Processos e Inovação e coordenador de Planejamento do Conaci, Rafael Oliozi.
Na oportunidade, o secretário Edmar Camata representou o controle interno capixaba por meio do painel ‘Auditoria, controle social e ESG’. Ao lado dele estiveram os painelistas Izabela Corrêa, secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU); Haydée Svab, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil; e Kleber Ilhida, coordenador de controles preventivos em meio ambiente, governança e sustentabilidade da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO)..
O painel abordou a integração de práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG) na auditoria interna e no controle social, tema fundamental para garantir a efetividade e a sustentabilidade na gestão pública. Durante a sua apresentação, Edmar Camata enfatizou que a adoção de princípios ESG nas políticas públicas não é apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas uma estratégia crucial para aprimorar a eficiência e o controle da administração pública.
“Ao dominar o ESG, o setor público consegue dialogar muito melhor com os mercados afora. Por isso, é necessário fazer um exercício de realidade onde de fato agregamos valor ao controle e à sustentabilidade na gestão governamental, garantindo que as nossas ações sejam transparentes e que todas as iniciativas estejam alinhadas à responsabilidade social e à ética, pois elas trazem efetividade para as políticas públicas”, salientou o secretário.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello/ Amanda Kfuri
27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597
mayara.mello@secont.es.gov.br /amanda.kfuri@secont.es.gov.br