13/06/2024 14h11 - Atualizado em 13/06/2024 14h13

Secont discute o papel do controle interno na gestão pública durante encontro em Santa Catarina

Com foco no papel do controle interno na administração pública, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, na última quarta-feira (12), do evento de comemoração dos cinco anos de criação da Controladoria Geral de Santa Catarina (CGE-SC). A solenidade aconteceu no auditório do Square SC, em Florianópolis, em Santa Catarina.

O evento reuniu autoridades e servidores públicos das áreas de controle interno, ouvidoria, transparência, integridade e corregedoria, e contou com a presença de palestrantes nacionais. Na oportunidade, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ministrou uma palestra com a temática "O papel do controle interno na gestão pública". 

Durante a apresentação, Camata abordou tópicos fundamentais para a gestão pública, como os benefícios da aplicação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o setor público (IA-CM), dados do Diagnóstico Nacional do Controle Interno criado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o funcionamento e a elaboração do Guia Estadual sobre Riscos e Controles em Compras e Contratações Públicas.

O encontro também contou com a assinatura de acordos de cooperação entre a CGE-SC, o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) e a Escola de Governo do Estado de Santa Catarina (Ena). Na ocasião, foram lançadas três publicações: o Manual de Modelos para Procedimentos de Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), guias para conselheiros administrativos e fiscais das estatais catarinenses, e novos capítulos do Manual das Unidades de Controle Interno.

O secretário Edmar Camata destacou a importância da presença da Secont em eventos como esse. “A nossa participação reforça o compromisso com a melhoria contínua da gestão pública em âmbito nacional e com o fortalecimento das práticas de controle interno em todo o país. Trocas de conhecimentos e experiências são fundamentais para o aprimoramento desses processos e para alcançarmos uma administração pública cada vez mais transparente”, avaliou.

Sobre a CGE-SC

A Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina tem como missão promover a qualidade do gasto público por meio do fortalecimento do controle interno, da integridade, da transparência, da participação social e da prevenção e combate à corrupção.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Mayara Mello/ Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597

mayara.mello@secont.es.gov.br /amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard