16/05/2024 10h22 - Atualizado em 16/05/2024 10h31

Secont discute Liderança ética e fortalecimento do controle na III Semana Mineira de Controle Interno

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) esteve presente no evento que discute Liderança ética, cultura de integridade e atenção às agendas ambiental, social e governança. Os temas inauguraram as discussões da III Semana Mineira de Controle Interno que teve início na última segunda-feira (13).

A programação do evento se estende até esta sexta-feira (17), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, na capital Belo Horizonte. Quase 400 servidores públicos do executivo estadual e de diversos municípios de Minas Gerais prestigiaram a palestra magna ministrada por Olga Pontes, uma das maiores especialistas em compliance do Brasil. 

A especialista falou sobre o tema “Ética em Movimento: Liderança com Integridade em um Mundo em Transformação”. Em sua fala, a palestrante enfatizou a importância da humanização para os procedimentos de controle interno. “Seguir regras, políticas, e práticas é essencial. Contudo, esses formalismos por si só são apenas papéis. Pessoas fazem a diferença, não papéis. É preciso estar atento às normas, mas, antes de tudo, é preciso estar atento às pessoas. Pessoas fazem a diferença e transformam ambientes. A cultura de integridade não se faz com formalismos, mas com pessoas”, reforçou.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, esteve no evento e destacou o espaço valioso para troca de experiências e boas práticas com outros estados e órgãos de controle. “A interação e o aprendizado adquiridos são fundamentais para aprimorarmos ainda mais nossas estratégias de transparência e controle interno. Além disso, nossa participação reforça o compromisso do Espírito Santo com a excelência na gestão pública e a promoção de uma administração transparente e responsável. A colaboração interinstitucional é essencial para fortalecer o controle social e a integridade nas práticas governamentais."

A programação é transmitida pela CGE Minas no YouTube.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard