29/08/2019 16h42 - Atualizado em 29/08/2019 16h49

Secont debate participação social com Conselhos de Consumidores de energia elétrica

A importância da participação social para garantir serviços de qualidade e o bom uso dos recursos públicos esteve em debate na manhã desta quinta-feira (29), no Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Sudeste, realizado no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. O evento contou com a palestra “Atuação e Compliance nos Conselhos”, ministrada pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

O encontro, realizado pela EDP Espírito Santo, reuniu representantes de Conselhos de Consumidores do setor de energia elétrica de todo o País. Os Conselhos têm a função de defender os interesses dos consumidores da distribuidora de energia, além de opinar sobre o fornecimento e colaborar com a definição de estratégias e políticas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Em sua palestra. Edmar Camata destacou o impacto das ferramentas de transparência pública e de integridade governamental para a eficiência do controle social, lembrando que essa participação cidadã é fundamental na prevenção e combate à corrupção.

“Os conselhos têm hoje o desafio de se fazerem presentes na vida dos cidadãos, gerando resultados, para serem vistos como relevantes e se fortalecerem”, observou. O secretário de Estado de Controle e Transparência ressaltou, ainda, que não existe compliance ou programa de integridade sem o comprometimento da alta gestão, normas de procedimentos claras e responsabilidades bem definidas.

O evento continuou na tarde desta quinta-feira, quando foram abordados temas específicos do setor, como mobilidade elétrica e o sistema tarifário adotado pelas concessionárias de energia. Os Conselhos de Consumidores também terão a oportunidade de debater experiências bem-sucedidas de atuação no País. O encontro continua nesta sexta-feira (30), com discussões sobre o equilíbrio entre o preço e a qualidade da energia fornecida e os cenários atual e futuro na implementação de redes inteligentes no Brasil.

Informações à Imprensa

Assessora de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard