13/07/2021 17h06

Secont debate boas práticas em controle e transparência na vacinação

O evento foi realizado por videoconferência e teve apresentações das prefeituras de Ibatiba, Fundão, Presidente Kennedy e Vila Velha

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) realizou, na tarde desta terça-feira (13), o webinar “Boas Práticas em Controle e Transparência na Vacinação”. O evento on-line teve o objetivo de promover a troca de experiências sobre as ações preventivas adotadas pelos gestores municipais para assegurar a rapidez e a qualidade da vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo.

“O objetivo é compartilhar esse aprendizado já obtido pelas prefeituras na busca pela eficiência e celeridade na vacinação. As boas práticas em transparência e controle interno, neste momento de pandemia, ajudam a salvar vidas”, destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, na abertura do webinar.

A programação começou com a palestra “Transparência na vacinação”, com a coordenadora de Advocacy e Pesquisa Danielle Bello, da ONG Open Knowledge Brasil (OKBR). Ela apresentou o Índice de Transparência da Covid-19, avaliação iniciada pela OKBR, em abril do ano passado, com o objetivo de estimular a divulgação de informações epidemiológicas sobre a pandemia.

O índice começou avaliando 19 indicadores e evoluiu para 36 quesitos analisados, incluindo informações sobre a transparência nos dados sobre a vacinação. “É mais do que um ranking. O índice busca qualificar dados e informações disponíveis sobre a pandemia, e fortalecer a capacidade de resposta dos governos, fomentando a adoção de políticas públicas que salvam vidas”, ressaltou Danielle Bello.

Após a palestra, aconteceram apresentações de boas práticas municipais, realizadas pelas prefeituras de Ibatiba, Fundão, Presidente Kennedy e Vila Velha. Ibatiba foi o primeiro município a falar, por meio da coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Gleice Vieira, e da enfermeira da Vigilância em Saúde, Andressa Bonela.

Entre as ações adotadas pelo município, o destaque foi a parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Ibatiba, para a disponibilização de um espaço amplo e organizado para a imunização. Logo após, a subsecretária de Saúde de Fundão, Fernanda Martins Cetto, apresentou as ações que levaram o município a alcançar a marca de 61% da população adulta vacinada.

Em seguida, a controladora municipal de Presidente Kennedy, Edilene dos Santos, falou sobre as boas práticas na cidade, com destaque para o vacinômetro, que fornece informações diárias sobre a evolução da campanha de imunização na cidade.

O seminário on-line foi finalizado com a apresentação do controlador municipal de Vila Velha, Otávio Postay. Para garantir a celeridade na vacinação, o município realizou auditorias nos locais de imunização, conferindo a infraestrutura disponível e as condições de aplicação das doses.

O controlador de Vila Velha destacou que, desde o primeiro momento, o município disponibilizou o agendamento on-line. Além disso, investiu na divulgação massiva nas redes sociais e realizou mobilizações para incentivar a população a se vacinar, como festa junina e apresentações de bandas de rock nos postos de imunização.

O evento foi transmitido pelo canal da Secont no YouTube e será disponibilizado na íntegra, no endereço: https://bit.ly/YouTubeSecont.

Assessoria de Comunicação da Secont
(27) 3636-5354 / 98895-1695