18/11/2021 14h33 - Atualizado em 18/11/2021 14h34

Secont debate boas práticas em Administração Pública no 24º Fesmad

Um governo ESG é possível? Foi com essa pergunta que o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, abriu a sua participação no 24º Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Estado (Fesmad-ES), que acontece até o final da tarde, desta quinta-feira (18), em Vitória.

A sigla ESG (Environmental, Social, Governance) é usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança tanto nas corporações como na administração pública. Em sua palestra, Edmar Camata apresentou as ações do Governo do Estado que vão ao encontro desses objetivos e os passos que devem ser percorridos para que se tenha uma gestão pautada na sustentabilidade.

O Fesmad visa à integração dos municípios e seus gestores, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços públicos e garantia da efetividade na aplicação dos recursos, fortalecendo valores como a transparência, a ética e o foco da Administração Pública nas necessidades da sociedade.

A abertura do 24º Fesmad contou também com a presença do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon; do representante do Fórum, Luciano Forrechi; do conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Domingos Taufner; do conselheiro do Conselho Federal de Administração (CRA), Manoel Carlos; e de diversos secretários municipais de administração.

Após a abertura do evento, com palestra de Edmar Camata, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Estado, Leonardo Felippe, falou sobre “Licitações e Contratos sob a Ótica da Jurisprudência do TCU”.  À tarde a programação continua, com debates de grande interesse e relevância para os gestores municipais.