26/08/2021 19h27

Secont debate avanços e desafios do controle interno com gestores municipais

Os avanços e desafios do controle interno estiveram em debate na XI Reunião Técnica do Fórum Estadual de Controle Interno do Espírito Santo (Fecontes), realizada nesta quinta-feira (26) no auditório da Câmara Municipal da Serra. O Fórum reúne representantes de órgãos de controle municipais.

Os objetivos do Fecontes são: promover o intercâmbio de experiências, buscar o fortalecimento dos órgãos de controle, principalmente por meio da capacitação dos servidores e criação de grupos de trabalho e comissões técnicas para desenvolvimento de projetos na área, além de fomentar a formulação e avaliação de políticas de controle interno.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou da mesa de abertura e ressaltou a importância do diálogo entre todas as instâncias do controle interno. O subsecretário de Estado de Controle, Marcelo Antunes, e o coordenador de Qualidade e Capacitação, Valber Padilha, apresentaram aos participantes os avanços do Espírito Santo na implementação do Modelo de Três Linhas, método europeu de controle interno adotado no Estado a partir de 2017. 

O modelo é reconhecido internacionalmente por permitir maior eficácia da gestão pública. Um dos diferenciais do modelo é estabelecer que o controle interno é responsabilidade de todos no setor público, em suas rotinas diárias. Além disso, a metodologia prioriza a identificação de riscos, antecipando e prevenindo a ocorrência de irregularidades. 

Os auditores do Estado também relataram as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont) para melhorar a cada dia o seu nível de maturidade em auditoria. A meta é chegar ao nível III no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM, sigla em inglês).   

No nível III do IA-CM, um dos mais avançados, é esperado que a instituição pública seja capaz de fazer a aplicação uniforme de práticas profissionais de auditoria interna e de gestão. Idealizado pelo Institute of Internal Auditors (Global) – II, o IA-CM consiste na identificação dos fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 / 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard