13/05/2022 14h53

Secont celebra 35 anos fazendo balanço de ações e se preparando para o futuro

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) completa 35 anos neste sábado (14), e celebrou a data nesta sexta-feira (13). Os servidores da Secretaria participaram de uma palestra com o tema “Evolução na implementação do Modelo IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) no Brasil” com o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU) Sérgio Filgueiras de Paula, coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Secretaria Federal de Controle Interno.

Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ao debater o Modelo IA-CM - ferramenta internacionalmente reconhecida, que identifica os fundamentos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público –, a Secont se prepara o futuro.

Edmar Camata destacou o reconhecimento nacional do trabalho da Secont, que faz da Secretaria referência em boas práticas no País. Isso porque, por meio da atuação da Secont que o Espírito Santo conquistou vitórias como o 1º lugar em transparência pública no ranking da Controladoria Geral da União e o posto de Estado mais efetivo na aplicação da Lei Anticorrupção, com maior número de processos para a responsabilização de empresas envolvidas em fraudes insaturados e finalizados.

Já são 95 Processos Administrativos de Responsabilização instaurados, com 73 empresas condenadas e R$ 13,9 milhões em multas aplicadas, cujos valores são revertidos em ações de combate à corrupção.

Controle e gestão

Em sua palestra, o auditor federal Sérgio Filgueiras de Paula abordou as mudanças no cenário da auditoria, e a importância do controle atuar preventivamente, como aliado do bom gestor. “O objetivo da auditoria não é necessariamente achar falhas, mas avaliar e tratar os riscos, para evitar que os desvios ou desperdício de recursos aconteçam. E nisso o IA-CM é um grande aliado. Ao avaliar os processos e sugerir mudanças, a auditoria contribui para a gestão e para o sucesso das políticas públicas”, destacou Sérgio Filgueiras.

Além dos servidores da Secont, estiveram presentes no evento o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Estado, Leonardo Felippe Ferreira, e o superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) no Estado, Ricardo Plácido.

História

A trajetória da Secont começou em 14 de maio de 1987, com a criação da Auditoria Geral do Estado (AGE). Em 2009, a AGE foi transformada em Secretaria de Controle e Transparência (Secont). No mesmo ano, foi criada a Subsecretaria de Estado de Transparência.

Em 2013, a Corregedoria-Geral do Estado passou a fazer parte da Secont, e, em 2015 foi criada a Subsecretaria de Estado de Integridade Governamental Empresarial. O Espírito Santo foi o primeiro Estado a criar uma estrutura administrativa específica para a aplicação da Lei Anticorrupção.

Outro marco importante aconteceu em 2017, quando o controle interno passou por uma grande reestruturação, com a regulamentação da adoção do modelo de Três Linhas e a criação das Unidades Executoras de Controle Interno (Ueci), hoje presentes em todos os órgãos e entidades estaduais.  

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard