20/10/2023 16h20 - Atualizado em 23/10/2023 14h17

Secont discute soluções e iniciativas para área de controle e transparência na 9ª edição do Cosud

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participa do grupo de trabalho que debate Transparência, Controladoria e Ouvidoria, durante a 9ª Edição do encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento, que teve início nessa quinta-feira (19) e segue até este sábado (21), está sendo realizado em São Paulo – SP.

Entre os desafios colocados ao grupo de trabalho estão a prevenção e o combate ao assédio sexual nas escolas. Mas, os representantes dos sete estados que compõem o consórcio – Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, puderam apresentar seus principais desafios e atuais estratégias.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou a importância de discutir e trocar experiências em nível nacional sobre temas tão relevantes dentro da gestão pública. “O envolvimento dos estados em tecnologia voltada ao controle da administração pública tem um potencial grande de resultar em melhor investimento dos recursos públicos”, destacou Camata.

O uso de novas tecnologias no combate a fraudes e à corrupção também foi debatido, em especial quanto à cooperação entre os membros, considerando a proteção dos dados e informações obtidas. No final do segundo dia, os representantes dos Estados deverão elaborar uma proposta de diretrizes conjuntas e políticas públicas relacionadas aos temas prioritários discutidos no GT.

A 9ª edição do Cosud debate soluções e iniciativas conjuntas para os principais setores da administração pública, em especial os de Meio Ambiente e Segurança Pública. Secretários e gestores estaduais das regiões se dividiram em grupos de trabalho para elaboração de políticas públicas e atuação em parceria para atendimento a uma população somada de 114 milhões de habitantes. Juntas, as economias das regiões Sul e Sudeste representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O evento será encerrado neste sábado (21), quando será redigida e lida a Carta São Paulo, assinada pelos sete líderes estaduais.

O que é o COSUD

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste – COSUD foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.

As áreas de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão estão entre os temas discutidos.

Mayara Mello / Ana Clara Mardegan

27 3636-5354 / 27 98895-1695