29/11/2018 16h42 - Atualizado em 30/11/2018 13h28

Secont apresenta “Robô Maila” na 29ª Reunião Técnica do Conaci em Campo Grande

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) participa da 29ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada nesta quinta (29) e sexta-feira (30), no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O secretário da Secont, Marcos Pugnal, e o subsecretário da Transparência, Ricardo Monteiro Oliveira, irão apresentar no encontro o “Robô Maila - Monitoramento Automático de Informações de Livre Acesso”.

Durante a apresentação, que acontece no segundo dia de evento, eles vão explicar o funcionamento do Maila, um sistema que monitora consultas disponíveis no Portal da Transparência do Governo do Estado, a partir de uma leitura automática dos dados. Atualmente, cerca de 90% das consultas verificáveis do Portal são monitoradas pelo robô. Esse procedimento automatizado permite que os gestores tomem conhecimento e consigam agir de forma rápida, corrigindo inconsistências antes que os dados cheguem aos usuários finais.

Entre os benefícios, o subsecretário Ricardo Monteiro explicou que o robô permite uma redução do tempo de análise dos dados, garante maior exatidão para analisar informações e encontrar anomalias, proporciona um monitoramento contínuo e garante maior confiabilidade das informações para os usuários.

Seminário

A programação do evento teve início com o Seminário “O Controle e a Administração Pública”, nesta quinta, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. A abertura da Reunião Técnica foi realizada pela diretoria do Conaci, entre eles o presidente do Conselho e auditor-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin, e pelo governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, dentre outros anfitriões do evento.

O encontro irá reunir, nos dois dias, representantes dos órgãos de controle interno de todo país para discutir os avanços na área e promover o intercâmbio de práticas e conhecimentos. Serão discutidos temas importantes para o controle interno, como “Direito dos Usuários de Serviços Públicos”; “Práticas de Governo Aberto a partir das Diretrizes Internacionais”; “Avaliação da Maturidade Regulatória e Concessões e PPP’s”; dentre outros.

A Reunião Técnica está sendo promovida pela Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE/MS), pela Controladoria-Geral do Município de Campo Grande (CGM/Campo Grande) e pelo Conaci.

 

(Com informações do Conaci)

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont-ES

Flávia Martins

E-mail: flavia.martins@secont.es.gov.br

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 98895-1695

www.secont.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard