04/04/2019 18h29

Secont apresenta projetos estratégicos para retomar liderança em transparência

Os servidores da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) participaram nesta quinta-feira (4) de reunião técnica para apresentação dos projetos considerados prioritários na Secretaria, com previsão de execução até 2022. Durante o encontro, realizado no auditório da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o secretário Edmar Camata detalhou as ações que serão implementadas para viabilizar os projetos.

Dentre as propostas, quatro se destacam por apresentarem potencial para serem incluídos no Planejamento Estratégico do Governo do Estado.  Um deles é o que tem como meta a retomada da liderança em transparência pública entre os Estados até 2022. O Espírito Santo, que ocupava o primeiro lugar no ranking da Controladoria Geral da União (CGU) no mandato anterior do governador Renato Casagrande, hoje está na oitava posição.

Para atingir essa meta, estão previstas uma série de medidas, como a implantação de novas funcionalidades no Portal da Transparência, disponibilização de mais consultas de Dados Abertos e melhorias no sistema de Ouvidoria. Outro projeto importante é a regulamentação e implementação do Programa de Integridade Governamental. O projeto de lei que institui as bases do programa está em tramitação na Assembleia Legislativa. O objetivo é que, até 2022, o Programa esteja em vigor em pelo menos 16 órgãos do Poder Executivo Estadual.

Na área de combate à corrupção, o destaque é o Projeto Sentinela, para prevenção de fraudes em licitações públicas. A meta é chegar a 100% de pregões eletrônicos aptos a serem monitorados. Já o Projeto Secont na Escola visa a promover o controle social, despertando nos estudantes a consciência de que acompanhar e cobrar que o Estado preste serviços públicos de qualidade é uma tarefa de todos.

Fazem parte da carteira de projetos da Secont, ainda, a modernização dos sistemas de Controle Interno e da Corregedoria-Geral, com a integração de processos e a digitalização de dados.  “Esse diálogo com os servidores é importante para o engajamento nas ações, com o objetivo de garantir que as entregas que estamos planejando sejam feitas com qualidade e no prazo”, destacou o secretário Edmar Camata.

A reunião contou com a participação do subsecretário de Estado de Controle, Marcelo Antunes; da subsecretária de Estado da Transparência, Mirian Porto do Sacramento; do subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial; Marcelo Altoé, e do corregedor-geral, Helmut Mutiz D’Auvila.

 

Informações à Imprensa

Assessora de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

E-mail: cintia.alves@secont.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

Facebook: ES Transparência

Instagram: secont.es

Twitter: @secontes

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard