23/09/2025 09h37

Secont apresenta plataforma Conselho de Usuários ES para representantes do TCU

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) recebeu, na última sexta-feira (19), representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para uma apresentação detalhada da plataforma Conselho de Usuários ES. O encontro reforçou a importância da aproximação entre órgãos de controle e a sociedade, por meio de ferramentas que ampliam a participação cidadã na avaliação e aprimoramento dos serviços públicos.

Participaram da reunião o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada; a ouvidora-geral do Estado, Giselli Ballestrassi; a analista do Executivo, Gizelli Baiocco; o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Espírito Santo, Leonardo Felippe Ferreira; e a auditora do TCU, Paula Bressanelli.

Durante o encontro, a Secont apresentou o funcionamento da nova plataforma virtual do Conselho de Usuários ES, lançada no dia 18 de agosto deste ano. A ferramenta permite que os cidadãos capixabas opinem sobre a qualidade dos serviços prestados pelo Estado, proponham melhorias e contribuam diretamente para a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas às demandas sociais. Além disso, foram compartilhadas ideias de aprimoramentos futuros da ferramenta.

Para o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, a reunião reforçou a importância da troca de experiências entre os órgãos de controle. “O diálogo com o TCU é fundamental para que possamos avançar cada vez mais na construção de instrumentos que aproximem o cidadão da gestão pública. A plataforma nasce com esse propósito: garantir que a sociedade seja ouvida, participando ativamente da avaliação dos serviços públicos e contribuindo para políticas mais transparentes, eficientes e conectadas com as reais necessidades da população”, salientou.

O secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Espírito Santo, Leonardo Felippe Ferreira, destacou que uma das principais diretrizes da Presidência do TCU é o foco no cidadão, tendo-o como o ponto de partida e de chegada de suas ações. “Ao tomarmos conhecimento da disponibilização da plataforma Conselho Usuário ES por meio de publicação nas redes sociais da Secont e no Diário Oficial do Estado, vislumbramos uma conexão forte com aquelas diretrizes e, por essa razão, quisemos conhecer melhor essa iniciativa, suas funcionalidades, a forma de acesso, entre outros aspectos relevantes e repassar essas informações internamente”, pontuou. 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard