Secont apresenta painel ESG durante seminário com líder da equipe da ONU
A Agenda ESG é um tema-chave na atualidade para todas as organizações e vem sendo utilizada para direcionamento de investimentos e financiamentos sustentáveis. Nesse contexto, o seminário “Agenda ESG: Desafios, Segurança Jurídica, Inovação e Oportunidades”, que foi realizado na sexta-feira (1º), das 8h30 às 12h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), reuniu representantes dos setores produtivo, governamental e do terceiro setor para debater a incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança nas organizações.
A sigla “ESG” – Environmental, Social e Governance – se refere às melhores práticas em responsabilidade ambiental, social e em governança de uma instituição. Com foco nessa temática, o portal ESG ES, lançado pelo Governo do Estado em março deste ano, será um dos temas abordados em um dos painéis com participação da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), representada pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.
Ele destacou que, atualmente, a agenda ESG é um dos pontos mais centrais do mundo corporativo privado. “Estados e países que consigam ter protagonismo nessa pauta serão capazes de dialogar com muito mais facilidade com empresariado e atrair investimentos”, pontuou o secretário Edmar Camata.
O portal do Governo do Estado pode ser acessado no endereço https://portalesg.es.gov.br/. A página traz todos os projetos estratégicos do Governo classificados na Agenda ESG. Ao adotar essa agenda, as empresas e o poder público entendem quais os seus impactos na sociedade e se comprometem a adotar as melhores práticas de gestão na tomada de decisões.
A “Agenda ESG” foi uma realização da Findes, em parceria com a Polícia Federal (PF) no Espírito Santo, e conta com o apoio de Escola Nacional de Perícias, da Allemand Consultoria e Advocacia Empresarial, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Sato (OAB-ES), do ES em Ação e do Governo do Espírito Santo.
O seminário teve a palestra de abertura com Paul Clements-Hunt, líder da equipe da Organização das Nações Unidas (ONU), que criou, entre os anos 2000 e 2012, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance).
Também estiveram presentes lideranças de diferentes setores para compartilhar boas práticas em ESG, os desafios do novo ambiente regulatório e legal, bem como para compreender como a integração entre os setores público e privado pode ajudar a criar um ambiente de segurança jurídica para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, gerando impacto positivo para as empresas e à sociedade.
A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou que a Federação tem atuado para disseminar o tema ambiental e sustentável com as indústrias e o Governo estadual, incrementando uma agenda positiva, com foco em construir planos de ação e estratégias que sirvam de modelo para as empresas.
“Diversas indústrias no Estado já estão desenvolvendo soluções para alavancar a economia pautadas nos três pilares da pauta ESG: ambiental, social e governança. Portanto, realizar este seminário reforça nosso objetivo de estimular as indústrias a desenvolverem ações ligadas ao tema e, sobretudo, transformar os desafios da agenda da sustentabilidade em oportunidades de negócios”, frisou Cris Samorini.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello / Ana Clara Mardegan
27 3636-5354 /
mayara.mello@secont.es.gov.br