10/06/2021 16h37 - Atualizado em 10/06/2021 16h39

Secont apresenta novo portal ao Conselho de Transparência e Combate à Corrupção

A reunião aconteceu por meio de videoconferência, coordenada pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, e pelo auditor Fabiano Louzada

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) apresentou em primeira mão ao Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado uma prévia do novo Portal da Transparência, que entrará no ar no segundo semestre deste ano.

O novo Portal da Transparência do Estado está sendo desenvolvido sem custos adicionais pela Secont, em conjunto com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). A ferramenta terá como diferenciais melhorias na usabilidade e na facilidade de navegação.

A implementação do novo Portal é uma das ações previstas no Projeto Estratégico do Governo do Estado “Aperfeiçoamento das Ações de Transparência Pública”. Ações, essas, que levaram o Espírito Santo a retomar o lugar de Estado mais transparente do Brasil, com a conquista do 1º lugar na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU), divulgada em março último.

Entre as novidades apresentadas durante a realização da 51ª reunião ordinária do Conselho, na tarde desta quinta-feira (10), está a disponibilização de consultas prontas, que apresentarão os conteúdos mais relevantes para o cidadão, como os valores orçados e gastos na Educação, na Saúde e na Segurança Pública, sem a necessidade de realização de pesquisas ou aplicação de filtros.

Após conhecerem os detalhes do novo Portal, os conselheiros tiraram dúvidas e apresentaram sugestões, que terão a implementação avaliada pela equipe da Subsecretaria de Estado da Transparência. O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção tem entre seus membros representantes do Poder Executivo, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e da sociedade civil organizada.

Informações à Imprensa

Assessora de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
98895-1695/ 3636-5354
cintia.alves@secont.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard