Secont apresenta novas ferramentas para modernizar a gestão de riscos nas contratações públicas

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont), por meio da Subsecretaria de Controle (Subcont), apresentou, na última sexta-feira (17), duas novas ferramentas desenvolvidas para apoiar os órgãos do Poder Executivo Estadual no processo de gerenciamento de riscos. A reunião foi realizada com servidores da Secretaria de Gestão dos Recursos Humanos (Seger), com o objetivo de discutir o avanço no desenvolvimento dos sistemas informatizados que darão suporte à gestão de riscos no Espírito Santo.
Ao longo do encontro, foram abordadas as evoluções na construção dos sistemas, e promovida a análise dos critérios técnicos e metodológicos que orientam a construção das soluções. A primeira ferramenta apresentada, elaborada pelos auditores do Estado Renato Rosa da Rocha e Sebastião Rodrigo Gonçalves, consiste em uma metodologia de priorização de contratações públicas.
“A gestão de riscos não pode estar dissociada da análise de custo-benefício dos controles. A metodologia proposta pela Secont busca auxiliar os gestores na tomada de decisão, a partir de critérios de materialidade, oportunidade e relevância”, afirmou o subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques.
Já a segunda ferramenta, criada pelos auditores Audiceia Andrade e Lucas Meirelles, e desenvolvida pelo Centro de Conhecimento e Desenvolvimento de Soluções (Cast) com recursos do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), trata-se de um sistema informatizado de gerenciamento de riscos.
O objetivo principal é disponibilizar aos órgãos públicos estaduais uma solução que permita o gerenciamento integrado dos riscos das contratações prioritárias, dos riscos comuns ao macroprocesso de contratações públicas e dos riscos associados ao Plano de Contratações Anual (PCA).
“Ambas as ferramentas reforçam o compromisso da Secretaria em assessorar a Alta Administração no fortalecimento da governança e na gestão de riscos das contratações. Além de apoiar os órgãos na consecução dos objetivos deste relevante macroprocesso, que representa um dos principais instrumentos de materialização das políticas públicas do Estado”, pontuou o subsecretário Artur Marques.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br