14/04/2021 16h38

Secont apresenta auditoria da vacinação a representantes do Coren-ES

Secont e Coren-ES trocaram experiências e informações sobre a realização da campanha de imunização

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) apresentou a auditoria na campanha de vacinação contra a Covid-19 ao Conselho Regional de Enfermagem do Estado (Coren-ES). Em videoconferência, realizada nesta quarta-feira (14), o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, detalhou a membros da diretoria e à presidente do órgão, Andressa Barcellos de Oliveira, as ações de controle que estão sendo realizadas no processo de imunização.

A auditoria na vacinação teve início no último dia 03 de março, e conta com duas frentes de atuação: a aplicação de um checklist a todos os 78 municípios capixabas e a realização de visitas a locais de vacinação nas cidades sede da rede de frios do Estado e em outros municípios definidos por amostragem.

“Apresentamos as ações e convidamos a categoria a participar do controle na vacinação. Sabemos que os profissionais de enfermagem são fundamentais na realização da campanha de imunização. Aproveitamos também para ouvir as sugestões do Coren-ES e conhecer a realidade da categoria”, disse Edmar Camata.  

O checklist aplicado aos municípios avalia se a cidade tem e segue normas de procedimento para acondicionamento, transporte e aplicação das vacinas, além de verificar os critérios de distribuição das vacinas aos postos, o controle de estoques e o registro de vacinas recebidas e aplicadas. Também é checado o procedimento adotado em caso de perda física de doses ou quando há denúncias de vacinação de pessoas fora do grupo prioritário.

Já as visitas às redes de frios e postos de vacinação verificarão questões como as condições de transporte e acondicionamento das doses, a disponibilidade de insumos (seringas, agulhas), as formas de agendamento disponíveis e o controle sobre a identificação e conferência dos grupos prioritários.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard