28/03/2023 11h35 - Atualizado em 28/03/2023 11h36

Secont apresenta ações do Estado nas áreas de controle interno, integridade e transparência a alunos da FGV-SP

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou nessa segunda-feira (27) da Imersão Subnacional, um momento de debates e apresentações sobre a gestão pública no Espírito Santo. Edmar Camata apresentou a estudantes do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) as boas práticas do Estado nas áreas de integridade, controle interno e transparência.

Na apresentação, o secretário de Estado de Controle e Transparência mostrou os critérios adotados na avaliação do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) pela ONG Transparência Internacional - Brasil, que classificou o Estado em 1º lugar.

Entre os diferenciais do Espírito Santo estão a disponibilização de informações ao cidadão em formato aberto, com o uso de gráficos para facilitar a compreensão; a existência de uma Política da Proteção ao denunciante de corrupção; e a rapidez e qualidade no atendimento às demandas enviadas aos canais de Ouvidoria.

Sobre a imersão

A disciplina de Imersão Subnacional tem o objetivo de possibilitar o aprendizado sobre programas e políticas públicas. Até sexta-feira (31) os estudantes serão recebidos por gestores e servidores nos órgãos e secretarias estaduais, para participarem de atividades presenciais, reuniões e realizarem entrevistas para a coleta de informações e dados.

Além de conhecerem o dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam em diferentes segmentos do serviço público e as principais ações e programas da gestão, os graduandos formularão propostas de melhoria ou de soluções para os desafios enfrentados pelo governo.

A imersão é oferecida pelo FGV-EAESP desde 2013. Além do Espírito, a disciplina já foi realizada em parceria com outros estados como Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. A edição de 2023 está recebendo apoio local da Gerência de Inovação na Gestão, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues